quarta-feira, janeiro 09, 2008

Última nota do blog

O FIM DE UMA HISTÓRIA
Sim, senhoras e senhores. Esta é a última postagem deste blog que, desde o dia 12 de outubro de 2005 vem ocupando um valioso espaço na grande rede, alegrando a alguns e incomodando a muitos. Este diário virtual é, na minha modesta opinião, o primeiro blog da internet rondoniense, um blog feito por um jornalista para jornalistas, médicos, advogados, garis, políticos, prostitutas, cinéfilos, cristãos, muçulmanos, e toda a espécie de gente que, não tendo muito o que fazer na vida, poderia perder um bom tempo lendo as besteiradas escritas aqui, besteiras estas que, em certos momentos, soavam com uma seriedade inquietante para muitos. Sim, eu digo que é o primeiro pois não considero a web page do Mário Moraes como o primeiro blog. Ora, se antes o endereço do site era http://www.mariomoraes.com/, então não era blog, e se era, não era em toda sua essência, já que era uma página paga e com teor totalmente jornalístico. Claro que também digo que é o primeiro porque os malfadados xaropesilva.blogspot.com e helenirhonorato.blogspot.com eram apócrifos (o meu todos sabem que é meu, pois o meu perfil sempre esteve aí do lado e eu sempre assumi o que escrevi) e além de muito mal escritos, só serviam para sacanear os jornalistas da região, em linguagens chulas e totalmente contrários à ética, à moral e aos bons costumes. Aqui vocês viram, desde o começo, um conteúdo eclético, diversificado e sempre tomado pelo humor, sinceridade e espírito de justiça deste blogueiro. De dicas de cinema a críticas aos poderosos. De esculachos com os adoradores do forró à crítica bem detalhada dos deslizes cometidos pelos jornalistas de Rondônia. De uma simples frase a divertidas brincadeiras com as pessoas que mereciam ser criticadas e também às que mereciam ser elogiadas.

FALHA NOSSA
Não. Jamais quis ofender a honra e a dignidade de meus colegas da imprensa. Em minha mente, sempre permeou um pensamento em tentar (eu disse tentar) fazer com que os meus pares – já que não conseguiam ser éticos e sérios – manter, pelo menos, um nível de qualidade na escrita, evitando até mesmo escabrosos erros de digitação e do próprio vernáculo nos títulos de suas matérias. Sim, não nego que tentei fazer, por aqui, uma espécie do quadro “Falha Nossa”, do Vídeo Show, para levar os erros a conhecimentos de todos, mas também com a certeza de que era uma brincadeira sadia, tentando apenas ajudar os colegas a evitar esses mesmos erros. Lamento mesmo. Pena que nem todos entenderam assim.

PERSONALIDADE
Aos que preferiram atirar pedras contra mim travestidos de leitores anônimos, quero deixar aqui meu sincero pedido de desculpa, se é que realmente vocês acreditaram que, em algum momento, fui injusto em minhas colocações. Mas também deixo um desabafo: Não continuem se escondendo atrás do anonimato para expor suas opiniões, pois nem eu e nem ninguém jamais vai dar credibilidade às palavras de gente que veste a indumentária da covardia. Fica parecendo falta de personalidade, sabiam?

UMA LINDA AMIZADE
Por várias vezes fui execrado por tratar da beleza física de alguns. Honestamente, continuo a insistir aos feinhos. Vocês não devem se ofender por isso. Devem se orgulhar, já que representam uma importante e fundamental parcela da sociedade pois, como eu disse antes, o que seriam dos bonitos se os feios não existissem?

MÚSICA
Certo, devo ter exagerado quando tratei dos adoradores de certos ritmos. Mas ainda sou a favor do fim da massificação do forró e de músicas que contenham letras de imoralidade explícita e apologia ao sexo banalizado. E tenho dito!

AMIGOS?
Com o advento do sucesso cada vez maior do diário, consegui identificar alguns colegas que na minha frente se diziam meus amigos, mas na minha ausência, se mostravam verdadeiras víboras, sorrateiras e cruelmente falsas ao opinarem sobre minha pessoa. Lamentável, mas foi necessário.

PARCEIROS
Alguns sites de Rondônia deixaram de lado, por alguns instantes, a soberba e a vontade de ganhar dinheiro oficial – tendência tão nítida em alguns considerados grandes – e fizeram uma parceria saudável com este blogueiro, incluindo em suas páginas banner’s e links para o blog. TudoRondônia, Na Hora Online, O Rondoniense, Viamazônia, Portal Rondônia, Portal Ouro Preto, Rondônia Dinâmica, Bastidores da Notícia e alguns outros (que esqueci) tiveram a boa idéia de levar a seus internautas uma leitura divertida e diferente de tudo que se vê por aí, diariamente. A estes parceiros, um grande OBRIGADO!

INACABADOS
A Redação perfeita (ou quase), composta pelos melhores nomes que eu e a colega Luiza Archanjo escolhemos numa mesa de bar. A segunda e a terceira edição do prêmio para a jornalista mais bonita do Estado. Estes e outros projetos não pude concluir, não apenas pela falta de tempo e disposição de fazer, mas também pela falta de razão quando eu me indagava: “A troco de quê? Vale a pena?”

POLÍTICOS
Não há dúvida de que a parte que eu mais gostava de fazer neste blog eram as críticas aos nossos (meus não... seus) políticos. Nunca vou esquecer os quadros “Separados no Berço”, onde eu fazia fotomontagens de políticos com personagens de filmes, quadrinhos e desenhos animados do mundo inteiro. Até os próprios deputados se divertiram com isso, não é mesmo, Maurinho Rodrigues?
Lembram ainda da charge onde o deputado Garçon segurava os bagos do governador Ivo “Urtigão” Cassol? Por conta disso meu nome e meu blog foram divulgados a mais de 50 prefeitos, 8 deputados federais, 3 senadores e 24 deputados estaduais, num dos encontros do evento denominado Movimento Pró-Rondônia.
Fora a parte espalhafatosa, ainda dediquei algumas doses de críticas severas e sinceras a alguns desmandos de políticos que, até hoje, não consigo engolir.
Meu nome e minha honra foram até expostos perante o plenário e a galeria da Assembléia Legislativa pelo deputado Jesualdo Pires, que em dado momento, por conta de sua inexperiência parlamentar e falta de conhecimento da minha pessoa e da minha atuação como jornalista, acabou me incluindo na vala comum infestada por alguns pseudo-jornalistas, picaretas e achacadores travestidos de escribas e empresários do ramo de comunicação. Claro que o deputado se desculpou publicamente a mim e foi uma das maiores vitórias obtidas por este blog.

PROFISSÃO: JORNALISTA
Tentei, em vão, minimizar as mazelas trabalhistas encontradas em quase todas as redações dos jornais, sites, emissoras de rádio e tevê. Estagiários, não-estagiários, estranhos, qualquer pessoa trabalhando como jornalista. Empregados recebendo menos do que merecem, assédio moral, desvalorização profissional, isolamento e desdém com a entidade representativa... Tudo de ruim acontecendo na imprensa local e o sindicato e a DRT fechando os olhos a isso, preocupados apenas com a porra de um diploma que só serve para credenciar analfas e incapazes de exercer uma profissão que amo tanto e que só deveria ser exercida por quem tem o jornalismo no sangue, na cabeça, no coração e na alma. O que fazer? Está do jeito que o capeta gosta. Virou a casa da mãe Joana. Desisto! Contra a força, não há resistência!

ADEUS
Bom, amigos e desafetos. Como não atuo mais nas redações de jornais impressos ou de sites, fica evidente que não nos veremos mais, pelo menos não tão cedo. Acaba aqui uma história de dedicação a algo que tinha como hobby ou uma terapia. Fazia por amor à vontade de fazer valer a minha liberdade de expressão e também por dedicação plena e exclusiva em levar a milhares de pessoas textos que continham palavras, frases e parágrafos inteiros de tudo aquilo que, em nenhum outro lugar da internet rondoniense, alguém tinha coragem de falar, fazer ou mostrar. Daí o slogan do blog: “Os cães farejam medo, logo, não vão me encontrar”, letra da música “Me Deixa”, da banda O Rappa, uma das minhas prediletas.
O Blog do Gonzalez ainda vai ficar no ar por alguns dias, para que os que não leram, possam ler, e para os que leram e gostaram, possam ainda relembrar.
Depois disso, só mesmo até segunda ordem.
Minha sugestão é que leiam os blog’s dos colegas Paulo Andreoli (na minha opinião, o melhor... depois do meu), Eduardo Rocco (quando ele resolve atualizar), Luka Ribeiro (gênio falando da televisão local) e Carlos Terceiro que, apesar de falar muito sobre política nacional, de vez em quando tem umas boas tiradas.
Um abraço em cada um dos leitores e meus votos de sucesso e felicidades até o fim da vida para todos os que merecerem.

sexta-feira, janeiro 04, 2008

Notas do dia 4 de janeiro de 2008, mais um feriado

$EM APOIO
O empresário Roberto Kuppê declarou recentemente que não vai apoiar Garçon ou qualquer outro político nesta ou em qualquer outra eleição em Rondônia. Para ele, os políticos daqui não passam de um bando de corruptos e os que não são, ainda vão ser, basta terem a chance de meter a mão na valiosa grana do povo.

***

Já não era sem tempo. Esse sim soube “lavar as mãos” para essa porcalhada toda.

FRASE
“Se eu não pago a imprensa, não duro três meses no poder”, do jornalista e publicitário Miguel Monte, dono do jornal O Guaporé, na sua mensagem de apresentação do MSN.

FRASE 2
“Imagina se em Rondônia tem equipe de jornalismo para fazer um site completo sem copiar nada. Prefiro copiar matérias boas do que ocupar meu precioso espaço escrevendo merda", do jornalista Carlos Terceiro, em resposta a um post deste blog.

***

Então tá!

DA SÉRIE “NINGUÉM MI CORRÉGI”

Bom, em se tratando do ex-deputado, que não é nenhum “gentleman”, tampouco um imortal da Academia Brasileira de Letras, o meu amigão Rostand Agra e seu pessoal estão perdoados. Essa caiu como uma luva.

Colaborou: Rondônia Dinâmica

AFF!
Não! Já chega! Pelo amor de Deus! Será que os donos de sites locais estão mesmo levando a sério esse negócio de férias? Pôxa, não tem nada de novo no noticiário virtual. Isso já está beirando o espalhafatoso. Por favor, tenham um pouco mais de respeito com os internautas. Sem eles, vocês não vivem, sacaram?

DICAS
Se mesmo depois das minhas dicas cinematográficas você ainda não se entusiasmou e não tirou o traseiro do sofá para ir a uma locadora, aí vai mais uma dica para entretenimento dentro de casa. Aluguem “Diamante de Sangue” ou “Os Infiltrados”, mais dois bons filmes para minimizar esse tédio avassalador de começo de ano.

Abandonado

Parece que o povo da imprensa eletrônica está mesmo de mal com este blogueiro. Depois de perder espaço no Tudo Rondônia, agora também fui expurgado dos sites O Rondoniense, Viamazônia.com e Na Hora Online. Apesar de não entender quais os motivos levaram os colegas a me riscar de seus valiosos jornais, ainda levo aos humildes leitores deste diário os caminhos de onde poder encontrar um banner ou um simples link deste blog. Os responsáveis pelos sites http://www.bastidoresdanoticia.com/, http://www.rondoniadinamica.com/, http://www.portalrondonia.com/ e http://www.portalouropreto.net/ ainda sabem como ganhar um pouquinho mais de audiência através do estilo crítico/paspalhão deste que vos escreve. No mais, sem ressentimentos, viu?

quinta-feira, janeiro 03, 2008

Primeiras notas de um 2008 que promete

VOLTANDO...
Acabou a temporada de farra e agora, vamos trabalhar, não é mesmo? Trabalhar para pagar o conserto do carro. Putz! Mas já??? Alguém aí sabe onde tem uma funilaria barata?

NOITE DO FEIO?

Depois dizem que é perseguição minha. Só quero ajudar...

Colaborou: O Observador

VIDA BOA

Vocês viram a foto em que os jornalistas Robson Oliveira e Rubens Coutinho se exibem dentro de uma BMW em plena Barra da Tijuca (RJ)? Pois é. Ser amigo de milionário tem lá suas vantagens. Será que alguma franga carioca acharia esses caras feinhos? Duvi-dê-o-dó!

Colaborou (e como): Roberto Kuppê

FRASE
“Advertência: nenhum site, sem exceção, e qualquer outro meio de comunicação, está autorizado a reproduzir esta matéria, ainda que parcialmente e sob qualquer justificativa: os transgressores serão processados judicialmente”, do jornalista Nelson Townes, no início de uma de suas gloriosas matérias investigativas.

Agora veja:

1) Se a moda pega e todo mundo resolve respeitar a determinação de Nelson, o que será dos sites do colega Carlos Terceiro?

2) Aliás, quem, em sã consciência, teria a coragem de republicar uma matéria (ou parte dela) feita minuciosamente pelo Sherlock Holmes da imprensa local?

BIG BROTHER
O teor das notícias que dão conta de uma suposta tentativa de gravação oculta em cima de jornalistas que buscam, a todo o custo, ganhar alguma boquinha na mídia da Assembléia ainda não me convenceu. Como diz o Sílvio Santos, “Só acredito... vendo!”

BIG BROTHER 2
Mas, afinal de contas, se um empresário do ramo de jornalismo eletrônico quer fechar algum acordo com a mídia oficial da ALE, por que não o faz da forma correta, usando a ética e o profissionalismo como fonte de demonstração da confiança a ser conquistada junto aos clientes e, obviamente, com o público? Ora, se não estão fazendo nada de errado, apenas fechando um negócio legitimamente correto, como a prestação de serviços jornalísticos institucionais, por que ter medo de ser gravado? Não que eu esteja defendendo a invasão de privacidade, mas quem não deve, não... ah, essa já é batida pra c%4*&!

BIG BROTHER 3
Três nada! É o oitavo! Credo! A Rede Globo bem que poderia deixar essa porcaria para ser apresentada no mês de agosto, que rima com desgosto. Começar o ano sendo obrigado a assistir esse lixo é para desanimar qualquer um.
Não é a toa que a banda brasileira mais aclamada na atualidade é a Calypso. Mais um fruto da lavagem cerebral oferecida pela Vênus platinada aos descamisados.

NOTÍCIAS QUE VÃO MUDAR O MUNDO (PARTE 20)

Campeonato de Futebol de Areia de Porto Velho com inscrições abertas

O Campeonato de Futebol de Areia de Porto Velho, categoria adulto, está com inscrições abertas. A organização do evento pretende reunir 16 equipes para a disputa da competição que será realizada no Tênis Clube.

***

Se o futebol de campo já é uma maravilha... Tomara que essa modalidade não encontre areia movediça.

Colaborou: O Rondoniense

UMA BOA
Já que não tem nada que preste na grande rede, aí vai uma super dica para quem gosta da sétima arte. Alugue e assista agora mesmo os brilhantes “Cartas de Iwo Jima” e “A Conquista da Honra” – não necessariamente nesta ordem – que contam sob ambas as perspectivas (japonesas e americanas) sobre um dos momentos cruciais da segunda guerra mundial, a conquista da ilha vulcânica de Iwo Jima. Ambas dirigidas por Clint Eastwood, as obras são magníficas, fortes e arrebatadoras, mexendo com os brios de quem as assiste. Monumental!
Obs.: Se você tem coração e estômago fracos, não insista...