quinta-feira, maio 10, 2007

Pelo bem do jornalismo

O empresário Everaldo Fogaça é, atualmente, uma das pessoas com as quais eu venho mantendo um relacionamento conturbado e alguns que acompanham meu dia-a-dia sabem os motivos que me levaram a criticá-lo publicamente. As causas são muitas e muitas delas me convencem de que fica difícil acreditar que já houve ou pode haver uma amizade sincera entre mim e Fogaça. No entanto, ainda considerando todos estes fatos, venho a público manifestar minha preocupação com a onda de ataques que alguns deputados estaduais estão fazendo contra Fogaça e seu jornal eletrônico que, por ironia do destino, já foi extensão da minha casa, ou seja, eu já trabalhei lá.

O jornalismo praticado por Fogaça muitas vezes pode ter caído em desconfiança até mesmo para o mais ingênuos dos leitores. Contudo, desta vez acredito que o homem apenas soube “traduzir” as palavras mal colocadas do governador Ivo Cassol, que queiram ou não, deixou em dúvida a honra de pelo menos 18 deputados eleitos pela primeira vez.

Cassol não citou nenhum nome, mas disse, em claras linhas, que se existem deputados que estão querendo “reviver o passado” (leia-se legislatura presidida por Carlão de Oliveira), eles estão incluídos no grupo dos “novatos”. Ora, até onde eu entendo os novatos são todos os 18 que tiveram suas fotos publicadas na matéria do O Observador e, diga-se de passagem, com um texto bastante justo e esclarecedor.

Portanto, é injustificável qualquer reação de cólera dos deputados que se dizem atingidos. O único deputado que tem alguma experiência com o bom jornalismo é Euclides Maciel, que há anos atua no radiojornalismo e na tevê. Ele não partiu pra cima do O Observador porque, na minha opinião, soube entender que realmente o jornalismo polêmico nem sempre é o mais tendencioso ou injusto.

Os demais deputados, contudo, “soltaram os cachorros” em cima de Fogaça e de seu jornal. Coisa feia, digo eu. Ficou parecendo que esses parlamentares não gostam de aparecer, pelo menos de aparecer contra o todo-poderoso Ivo Cassol.

Concluo dizendo que não sou partidário de Everaldo Fogaça – conhecido por se envolver em polêmicas que, muitas vezes, atingem também a mim e a outros colegas de imprensa que gosto muito – mas também não sou devoto dos ataques gratuitos de pessoas que me parecem bichinhos raivosos e acuados por alguma iminente ameaça quando, na verdade, deveriam estar trabalhando em prol do povo sofrido que os elegeu.

Daqui a pouco os deputados vão começar a usar a tribuna para criticar as charges que eu faço e publico por aí. Charges estas que, modéstia à parte, são feitas somente com o pensamento de fazer rir com o que de nada de bom acontece não só no parlamento, mas também no Judicário, Executivo, União, esporte...
No fundo, como amante desta minha valiosa profissão e também como representante classista, estou apenas defendendo o direito de que o jornalismo polêmico (mas justo) seja respeitado e levado às pessoas, pois é isso que faz a imprensa.

4 comentários:

Anônimo disse...

A questão meu caro está no que você mesmo disse no seu texto, a falta de credibilidade de Fogaça e seu passado cheio de escandâlos. Acho que ninguém vai à tribuna para falar de suas charges porque você não as faz para achacar depois, você tem credibilidade. Ao contrário do Everaldo Fogaça que consta no site TRANSPARÊNCIA BRASIL como o jornalista mais corrupto desse País.

Anônimo disse...

so acho que o governo esta querendo ficar sozinho com o bolo e não dividir com os deputados, acho tambem que a ALE tem que ter sua autonomia e não deixar o governo interferir tanto assim. como os deputados vão fiscalizar alguem que manda neles.

Anônimo disse...

Meu Amigo,
sei da sua preocupação com jornalistas, mas este sr. que se diz jornalista e que não é, não merece nenhuma linha escrita por vc. O cara rouba até defunto e que dar uma de vítima. Sabemos que a intenção dele é de tomar dinheiro através de chantagens e ameaças, ele joga sujo, é pilantra, picareta. Não defendo nenhum deputado. Agora esse cara é mais sujo do que pau de galinheiro. Não perca seu tempo, vc é um excelente jornalista, mantenha distancia deste sujeito que até difamou sua pessoa.
Abraços...

Anônimo disse...

MUITO BEM GONZALEZ.
VC TEM TODA RAZÃO.
ESSE FOGAÇA É FODA MESMO.
COLOCOU ATÉ OS ACHAQUAGORA PARA CORRER.
ELE É O CARA.
VEIO DO INTERIOR E ACABOU COM OS ACHAQUEAGORA.
VALEUUUUUUUUUUUUU.
SOU SEU FÃ E DO FOGAÇA.