sexta-feira, junho 29, 2007

Deus não gosta de mentiras

Antes de mais nada, quero deixar claro que sou filho de família quase que totalmente evangélica. Minha mãe é devota da Igreja Ministério de Madureira há pelo menos 15 anos e, meu pai, anos depois, ingressou de vez nesta congregação, estudando a fundo a Palavra de Deus e logo se tornando um pastor. Hoje, o senhor Raimundo Vieira Cerdeira é uma das maiores lideranças da Igreja Evangélica Assembléia de Deus – Ministério de Madureira em Porto Velho e seus ensinamentos como pastor já ultrapassaram fronteiras municipais. Minhas duas irmãs são fervorosas devotas desta mesma igreja e seus maridos também o são. Meu irmão Rangel (mais novo que eu) há pelo menos oito meses também ingressou no mundo evangélico e hoje é um digno Homem de Deus. Somente eu e meu irmão mais velho, Rodrigo Nazareno Cerdeira, é que ainda estamos no chamado “mundo dos homens”, usufruindo do nosso amplo direito de acertar e, principalmente, errar.

Minha companheira e minhas duas filhas (as que moram comigo) também freqüentam como fiéis ovelhas uma novíssima congregação situada no bairro Belvederes, zona Sul de Porto Velho. Minha casa é tomada, diariamente, por dvd’s de shows e clipes gospel e vez ou outra meninas e mulheres igreja visitam minha família para participarem das atividades daquela igreja, numa legítima devoção que, às vezes, eu acho até insuportável.

Posto isso, quero anunciar que me considero um homem feliz por ter pais, irmãos e filhos nos caminhos de Deus e isso me traz uma certa satisfação e segurança, pois meu sangue está indo na direção correta e essas pessoas é que são responsáveis pela minha segurança espiritual, já que elas diuturnamente se ajoelham perante a cama para orar a Deus pedindo minha proteção e mudança de vida. Posso até não ter me tornado evangélico ainda, mas muitos garantem que o Senhor tem um plano em minha vida. A única certeza que tenho é que, pelo menos até agora, nada de muito ruim me aconteceu e que chances não faltaram para que isso acontecesse, considerando, obviamente, minha vida notívaga e sempre tomada por álcool e lascívia.

No entanto, uma pessoa como eu, conhecedor do que realmente o ser humano é capaz, tenho a dizer a todos vocês, caros leitores, que estou absurdamente assustado com o que alguns ditos “servos de Deus” vêm fazendo nesta pequena terra apenas para lucrar com a inocência e a carência dos fiéis desacreditados com o mundo normal.

É de conhecimento público, nacional e internacional, que igrejas como a Universal, liderada pelo megademagogo e multimilionário Bispo Edir Macedo (que mora em Miami, EUA) são criadas apenas para isso, para tirar o já escasso dinheirinho dos pobres, em especial famílias regidas por pais semi-analfabetos.

Há ainda igrejas que se dizem boas, mas concorrem diretamente com outras numa guerra aberta de quem “consegue arrebatar mais ovelhas”. Muitas delas são legitimamente caça-níqueis, pois esta tese se comprova com a ostentação vista no cotidiano de pastores, bispos e políticos eleitos com o voto dos famintos por esperança.

No entanto, desta vez não farei um ranking de quais seriam as piores igrejas para um cidadão de bem que procura apenas a ajuda divina. Desta vez, quero falar, em particular, de uma congregação que ainda nem chegou a ser “instalada” na Capital, mas que já mostra a essência de seus métodos, doutrinas e intenções.

Trata-se de uma igreja que tem como sigla IBNE (acho que quer dizer algo como Igreja Batista Nova Esperança – ou Nova Ebenezer).

Pelo menos duas de suas discípulas – uma que até trabalha no gabinete de um deputado que se autodenomima mensageiro de Deus – simplesmente deram o famoso “calote” neste blogueiro. Explico: A jovem conhecida como Eliana me pediu que eu criasse uma logomarca da congregação e, para isso, me deu um croqui de como ela deveria ficar. O desenho, que mais parecia feito por uma criança de 10 anos, logo foi levado ao Corel Draw e, duas horas depois, tinha se transformado em pelo menos cinco novas idéias.

Até aí, tudo bem. A maioria dos que viram as sugestões das artes gostou (ver exemplo acima), inclusive a minha cliente inicial. O problema se deu no momento do pagamento que, diga-se de passagem, foi menos da metade do que um outro suposto artista havia cobrado para a congregação.

Dias depois da entrega da arte, a moça, por MSN, na maior cara de pau, avisa que a congregação esperava algo “diferente” e “inovador” do que foi sugerido por eles mesmos e que (pasmem), o trabalho não seria recompensado, ou seja, já que eles não aceitaram nenhuma das sugestões (mesmo as tendo elogiado continuamente), eu ficaria sem receber nem um tostão, com cara de bundão.

Ora, não é só pelo fato de eu ser um profissional e que meu trabalho, em nenhum momento da minha vida ter sido descartado, que eu estaria agora levantando esta bandeira anti-evangelística. Não, de forma alguma. Ainda acho que existem pessoas realmente comprometidas com a Palavra de Deus e que estão neste mundo com o único objetivo de ajudar os mais necessitados.

Contudo, esta falha gravíssima destas senhoras – e uma delas ainda se apresentou como a esposa do pastor que vai liderar o templo - deixou bem claro que esta tal IBNE veio somente para isso: Lucrar, lucrar e lucrar, sem medir conseqüências dos seus atos e doa a quem doer. O maior erro, contudo, foi deixar isso bem explícito (mesmo que involuntariamente) para – logo quem – Rondineli Gonzalez.

Portanto, senhores leitores. O aviso está dado: Quando finalmente esta congregação fundar um templo em Porto Velho, saibam que vocês e seus familiares e amigos devem passar bem longe dali, sob pena de terem suas carteiras batidas, seus salários comprometidos em 10% mensais ou, pior, suas almas vendidas para a entidade errada.

17 comentários:

Anônimo disse...

se elas deixaram claro que vieram para lucrar, lucrar, lucrar, é esse o seu chamado, dando a sua contribuição, aliás como vc disse, todo evangélico seja ele quem for, pobre ou rico, tem que levar a sério esse negócio de dízimo, senão é excomungado, não vai para o céu, acho que é o preço da passagem até lá, eu até gostaria de conhecer uma igreja evangélica, mas como sou ovelha perdida como vc e seu irmão, tenho medo de chegar lá duro e os caras darem porrada em mim achando que estou possuido pelo demo, mas independente dessa irmãs caloteiras, numa cidade que se gaba de ter o maior numero de evangélicos do brasil, vou lhe dizer o que já levei de cano desse povo, e o que tem de representante dito deste segmento quebrando a cara e aparecendo pra que vieram, não está no gibi, veja que na época de eleição todo mundo é evangélico, candidato safado que usa esse povo pra angariar votos e mais nada, eu pergunto se o serviço fosse para o maurão vc receberia? olha já tem um monte de candidatos novos aparecendo pra prefeitura e vereador ano que vem, escreve aí a maioria se diz evangélico, cuidado vc pode entrar de novo, o que tem de candidato se convertendo é brincadeira e o que tem de pastor safado que vende esse povo para politicos é brincadeira, na cara dura vendem o voto deles e depois que pegam a grana o candidato nem tem como chorar porque o voto foi vendido para vários, eu como leigo, até lamento que é utilizada a denominação batista, que é uma das mais divididas em porto velho, tem a batista não sei da onde, a dos ricos, a dos pobres, a dos mais ou menos, acho que isso é grife.

Anônimo disse...

esse negócio de religião é f... (não vou cometer pecado) mas desculpe devota não é um termo usado por evangélicos (já vi que vc e seu irmão são tomadores de cana mesmo) devoto é coisa de candomblé, catolicismo, devota de tal santo, devota de ogum, xangô, etc, vem de devoção e evangélico que é evangélico não é devoto de nada, tem muiuto pastor e enganador de é de...voto, ou seja, vote em mim que eu sou de..voto, se votar em mim terá a recompensa, e depois é só irmão pedindo, pedindo, pedindo e nada, alías vai aí um bom tema para vc escrever a diferença de devoto e de...voto.

Anônimo disse...

Vc é digno de pena... De desgosto pra sua mãe e seu pai, que criaram vc nos caminhos do Senhor, e vc se volta para ele, se achando deus e julgando a todos. Toma conta Senhor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Não entendi... O Rondineli Gonzalez que é digno de pena não é?
Ah, bom, pq vive de matéria pobre pra divulgar seu blog...

Anônimo disse...

entrei no google e busquei ibne e acho que é isso, de cara vem um carnê na lata, conta corrente etc, mais ou menos como a universal, bispa sei lá de que, pastor não sei de onde, acho que é uma grife, vc tem que comprar a franquia, e essa pessoas compraram a franquia para porto velho e aí contrataram seus serviços, até arrebatarem irmãos leva um tempo, vc se precipitou em chutar o balde (leia-se balde e não a santa lembra?) e depois que a coisa fluir, o dizimo, etc, eles o pagariam, questão de tempo, agora a marca ficou boa, eles perderam, sinceramente parabéns pela marca, empresa que quer vencer precisa de marca, e essa nada mais é que uma empresa se instalando em porto velho, calma, vc vai receber tudo, começa a rezar, quer dizer orar, vai fundo irmão.

Anônimo disse...

Acho que ele (Rondineli Gonzalez) não sabe nem orar! Com a ficha que ele tem, sua oração nem cheira, fede!!!!!!!!!

Anônimo disse...

esse segmento em rondonia tá crescendo dia a dia, só na marcha dos evangélicos reune mais que no carnaval fora de época do zezinho maria fumaça, outro dia veio um pastor de são paulo inaugurou a igreja mundial do poder de deus lá na sete de setembro, lotada, lotada, não cabia gente tinha até o teto de gente e essa ibne acompanha o mercado, aqui é o unico estado do brasil que tem o dia do evangélico, já pensou? agora eles crescem roubando irmão uma da outra, um tá ali e vai pra outra, sai daqui e vai pra outra mais perto, olha são mais de 1000 templos em porto velho sabia? campeã, assembleia de deus com radio, tv e vai afora.

Anônimo disse...

o negócio é tão bom que agora vai ter na jorge teixeira, e os caras tão putos da vida porque não conseguiram a br e o zezinho conseguiu pro carnaval for de época na manha (e o raupp), o show da fé com o rrsoares,o cara que mais fica no video, é na bandeirantes, cnt, rede tv, compra tudo e vem pra cá porque tá perdendo força e dá-lhe dizimo, tem um cara que tb é fodão na tv fala bem pra caramba, é da assembléia de deus, que tb é dividida,o cara conhece, um tal de malafaia, hoje cheguei bebão e tava o cara de madruga lá pregando, só que o cara tava com a biblia dos católicos, tipo metendo o pau em imagens ve se pode? sinceramente, acho que os evangélicos se dividiram muito e só cresce o catolicismo no país, os cara só querem grana?

Anônimo disse...

eu não sei se o blog denuncia a igreja que não paga, se contratou o serviço tem que pagar, aliás o trabalho ficou bom, vou opinar esquece o serviço e entra pra esta igreja já, é um chamado, perdoe as irmãs caloteiras e tudo certo, saravá irmão.

Anônimo disse...

que deputado mala é esse? normalmente são do mesmo balaio, é ou está evangélico?

Anônimo disse...

será que esse deputado citado não vai ser o dono da igreja? o bispo? porque de uma coisa tá certo, ali na ALE só tem anjo, santo, pastor, é tudo evangélico aquilo é uma benção.

Anônimo disse...

ESSE DEPUTADO VALTER ARAÚJO É VAGABUNDO, SAFADO, PILANTRA, LADRÃO, CANALHA, BANDIDO, ENGANADOR.
ELE SE FINGE DE EVANGÊLICO PARA ENGANAR OS COITADOS DOS IRMÃOS E USA ISSO PARA NEGOCIATAS.

Anônimo disse...

uai sô, ouvi dizer que o carlão de oliveira, a ellen ruth, o ronilton capixaba, o everton leoni, o capixaba e mais uns que não foram reeleitos estão montando um igreja, será que não é essa? eles tão fazendo o curso de pastor, já já se formam e já podem exercer a profissão, até é por correspondencia o curso de tres meses, ou seja, práticos em teologia, que nem jornalista em rondonia, o problema só tá sendo um, na eleição de diretoria não houve acordo, igual na ALE época deles, mas o carlão sumiu com todos os eleitores e na volta ganhou o que queria, a tesouraria da igreja, agora vc vai ter pra quem mandar a conta, eles já estão arrebanhando irmãos, escreve aí, vai ser o maior suça os cultos, ouvi dizer que vai ter até assessoria de imprensa,só que com um detalhe não deu pra ficar na folha paralela da ALE porque o neodi é ateu.

Anônimo disse...

vc acha que o valter araujo deixa 10% do que ganha pra alguém? ele não paga nem as contas dele, quando mais, pagar pra ir pro céu, é capaz dele pegar os 10% dos fiéis como ele tá querendo se vender pra alguns empresários, claro, pegando mais.

Anônimo disse...

essa igreja é franquia? é como a universal? comprou, levou e cobrou.
já não tem um tanto de igreja batista aqui? pra que mais uma, agora aqui o mercado está muito fértil pra isso, veja mes passado inaugurou a mundial do poder de deus, fera o cara, isso é mais ou menos o seguinte: o edir macedocolocou logo universal (não podia por católica claro), o cunhado rr soares meteu logo internacional (globalizada) e vem agora esse ex-universal como não tinha mais abrangencia meteu logo mundial, ou seja, há universo e espaço para todas, UNIVERSAL, INTERNACIONAL E MUNDIAL, agora só falta vir a GLOBAL.

Anônimo disse...

DEUS está no coração da gente, nos nossos atos e atitudes e nós não precisamos de igreja para seguir os seus passos.
As pessoas que procuram religião não têm coragem de enfrentar seus erros, defeitos e ficam escondidos, com falso moralismo.

Anônimo disse...

Dizem que os líderes evangélicos só querem grana,mas porque vocês não vão ler a história "santa" da igreja catolica que cobrava o dinheiro do pobre camponês europeu em troca de salvação (indulgência),e que se manifestasse contra a "santa" igreja era simplismente queimado ou torturado até a morte.O meu conselho para os leitores é que não olhem para o lado pois quem salva não é o pastor nem o papa,quem salva é a fé em jesus cristo e a sua obediência.Sobre corrupções de alguns pastores e bispos evangélicos , na biblia fala que muitos iriam pregar no nome de Deus mas naquele dia não seria salvo.Entretanto se um pastor errar mas a igreja estiver edificada pela palavra de Deus e o Espirito Santo jamais se abalará.Nós evangélicos somos pecadores como qualquer um,porém procuramos arrepender dos nossos pecados para que Deus dê nos misericórdia.Já a igreja que se diz "santa" e a "verdadeira" além de seu passado "limpo" e seu presente "limpo"(pedofilia e outros) que a mídia faz o possível para encobrir,como que os seus membros por mais que sejam crentes e caridosos vão ser salvos ,já que Deus não habita em templos feitos por mãos pois Jesus cristo é vivo e habita em nossos corações não em uma imagem feita por exemplo(madeira) que mais tarde poderia virar uma simples cadeira.
A igreja diz que nós "roubamos" os fiéis mas ela não admite do abandono aos pobres, ela não tem nem controle dos seus fieis, por exempo a maioria aprova o aborto.Eu não sei como que ela se auto- declara tão "santa" ,unica fonte de salvação pelo "santíssimo papa" se ela não tem controle de suas próprias ovelhas e a maior parte de seus crentes nem leêm quanto menos seguem a palavra de Deus, hoje ainda muitos católicos ja fazem isso graças a renovação carismática.Se a igreja emana de tanta "moral" e "ideologia" porque até agora está permitindo esse movimento com a maior cara de pau!