sexta-feira, outubro 13, 2006

Quero entender Paulo Andreolli

Como bom jornalista e um dos diretores do Sindicato, quero abordar aqui alguns detalhes que me chamam a atenção no comportamento do publicitário e recém-formado em Jornalismo Paulo Andreolli, dono do site Rondoniaovivo. O colega me parece um cara boa praça e sempre me tratou com simpatia e respeito. Até agora mantemos um relacionamento de coleguismo e digo que sou um dos admiradores de seus textos, especialmente os do seu blog. Sou capaz de dizer que ele é o único blogueiro jornalista deste Estado que realmente pode competir comigo nos quesitos coragem, bom humor e franqueza. Mas, apesar de abrir um sorriso de concordância com algumas de suas opiniões, muitas vezes sou surpreendido por uma atuação nebulosa do amigo, já que, em certo momento, ele parece ser do lado dos verdadeiros jornalistas e que adota o coleguismo e, em seguida, se mostra um cidadão arisco e amargurado com alguns colegas de profissão que não seguem sua doutrina que, segundo ele, é de ética plena e de um jornalismo apaixonado. Vejam agora exemplos claros de contraste deste que - se abrir os olhos para a realidade do jornalismo tupiniquim - pode vir a ser um dos maiores jornalistas desta região.

1) No carnaval deste ano, Andreolli ficou, por vários minutos, conversando comigo e (pasmém) com o presidente do Sinjor, Marcos Gruztmacher, que todos diziam ser seu desafeto declarado. Até aí, tudo bem, já que isso estimularia a reaproximação dos dois e representaria um fio de esperança para integrar a categoria.

2) Mas, alguns meses depois, Andreolli publicou em seu blog que estava retornado com um panfleto de sua autoria e que, desta vez, estaria disposto a bater de frente com o sindicato da categoria, fazendo assim todos acreditarem que o Sinjor era um legítimo tirano e perseguidor das minorias.

3) Mas Andreolli volta a me surpreender dizendo, também em seu blog, que todo o cidadão que for abordado por um suposto jornalista, deve exigir que o mesmo apresente a carteirinha aprovada pela Fenaj, a famosa e tão desejada DRT. Ponto para ele, que mostrava a preocupação com a questão da ilegalidade e a invasão dos jornalistas genéricos. Contudo, eu mesmo não sei dizer se ele tem a carteira. Se não a tiver, torço para que tire bem rápido.

4) Para finalizar, o colega Paulo Andreolli mostrou toda sua cólera acumulada ao publicar, em seu site, uma lista onde aparecem os nomes de dezenas de jornalistas de Porto Velho e interior. Não satisfeito, ele repetiu a dose esta semana e, provavelmente, deve acreditar que está prestando um gigantesco serviço para a ética e moral dos profissionais de mídia. O meu nome estava lá, mas não quero entrar em detalhes porque nem toda a minha vida deve ser colocada à disposição do público, a não ser que este mesmo público comece a pagar minhas contas. E fico a me indagar se o nome deste colega estivesse incluído em alguma lista, considerada pejorativa, ele a publicaria e ainda a repetiria.

5) Para deixar bem claro, não estou aqui destilando nenhum veneno ou sentimento de revolta, mas quero deixar latente meu desapontamento com essa atuação desleal e bastante tendenciosa do colega que, certa vez, entrevistei por telefone quando eu ainda trabalhava no O Estadão do Norte. Leio seu blog diariamente e, involuntariamente, estou fazendo um "mechan" pra ele agora. Parabenizo-o pelos seus textos (que muitas vezes acompanham minhas opiniões) mas, lamento pela falta de bom senso em atingir justamente aqueles que poderão o acompanhar de agora em diante e que podem ajudá-lo muito a participar plenamente deste mundo chamado imprensa. Sem ressentimentos, ainda é meu considerado mas... está na hora de rever seus conceitos sobre ser a "palmatória do mundo" na imprensa rondoniense. Já agi assim como ele no começo, mas logo aprendi que nem tudo é como gostaríamos que fosse.

Sucesso e juízo, daqui pra frente... colega!

Um comentário:

Anônimo disse...

Rondinelli, Boa noite. Agradeço a puxada de orelha. Não publiquei a lista com a intenção de macular a imagem de qualquer amigo de profissão. Os nomes estavam na lista e ficaria estranho se eu retirasse. Encontrei com todos na ALE/RO trabalhando durante as raras idas minhas na casa de leis. Desculpe-me se fui mal interpretado.

Gostei do meu novo Blog. Sou louco por dinheiro, mas ganho ele de outra forma. Estou com a consciência tranquila. Bom final de domingo. Andreoli