quarta-feira, abril 25, 2007

O fantástico mundo dos blogs

Quem não conhece os diários virtuais, mais conhecidos como blogs? Uma novidade que chegou ao Brasil em 2002, envolta em polêmicas e paixões.

Eufóricos usuários dizem que os blogs são o passo inicial para que todas as pessoas tornem-se visíveis ao mundo. Calcula-se que os blogs atinjam a casa dos 50 milhões. É a liberdade de expressão potencializada ao máximo.

Mas, afinal, o que é um blog? A definição clássica afirma que é um diário on line, mantido por qualquer um na Internet. A palavra parece ter surgido pela primeira vez em 1997, quando John Barger chamou seu diário pessoal na rede de “weblog”.

Em 1999, outro navegante quebrou o termo em dois, para gerar o trocadilho “we blog”, ou “nós ‘blogamos’”. Aí a palavra blog virou moda. Tornou-se sinônimo de qualquer diário ou registro mantido na Internet. É possível escrever um texto, publicar fotos, criar links para pontos na rede…

Nos últimos anos, os blogs ampliaram suas possibilidades, tornando-se as ferramentas mais completas de comunicação e de interação, não sendo mais restrito aos adolescentes.

Empresas, jornalistas e formadores de opinião começaram a olhar para ele de forma diferente. Percebeu-se que os blogs são ótimas ferramentas de contato direto com clientes e público alvo.

Imagine algum acontecimento inédito ou assustador que nos afetasse repentinamente e só tivéssemos conhecimento dele mais tarde. Certamente você diria: “Que atraso!” Seria o jornalismo tradicional comprimido pelo tempo. Daí o valor de notícias em tempo real, mais ainda, instantâneas.

Os blogs preencheram esse espaço, atualizando para você o que acontece na vizinhança e no mundo, sem sair da frente de seu computador. O mundo apoderou-se da novidade: uma ferramenta capaz de dar voz a qualquer pessoa com acesso à Internet.

Essa maravilha da comunicação contemporânea, entretanto, merece atenção, pois, além de beneficiar, os blogs podem também destruir uma imagem. Tudo depende do modo como é explorado esse ambiente de discussão entre usuários da rede.

Até mesmo porque a liberdade de manifestação de pensamento não inclui anonimato. Os blogueiros podem estar sujeitos a serem responsabilizados civil e criminalmente quando seus comentários constituírem calúnia, injúria ou difamação.

Logo, os blogs constituem instrumento de dupla face, sendo preciso consciência para seu uso, pois a rede é um espaço de expressão livre e só quem pauta seu discurso pela ética e pelo respeito ao seu próximo poderá usufruir bem dessa inédita liberdade!


Josenia Antunes Vieiradoutora em Lingüística, professora da Universidade de Brasília

Nenhum comentário: