quarta-feira, outubro 03, 2007

Notas para um deputado irritado sem motivos

JESUALDO 1
Inicialmente eu agradeceria o deputado Jesualdo Pires pela audiência ou pela simples visita acidental no blog, pois não é todo dia que um diário desta natureza tem como público alvo pessoas de dentro do poder.
Em seguida gostaria de alertá-lo de que ele pode até ser engenheiro civil, mas provavelmente não entende nada sobre internet. Isso aqui é um blog, um diário virtual onde seu autor fala o que der na telha, sem medo de nada, pois diário lê quem quer, sacou? Não existe lei nem órgão fiscalizador que trate sobre o assunto “internet”, quanto mais de blog. Nem a Lei de Imprensa está atualizada para isso.
Bom, quero entender a fúria do deputado em me atacar publicamente na sessão desta quarta-feira da Assembléia Legislativa. Até onde eu pude ver, não escrevi nenhum texto que citasse o nome do nobre político ou de qualquer deputado. Aliás, onde mesmo é que está escrito a palavra “deputado” no texto sobre o feriadão da ALE?
Por isso mesmo, não vejo aonde ofendi a honra dele, xingando-o de qualquer coisa que fosse, como ele alega.
Quanto à ameaça de usar a Justiça contra mim em alguma suposta irregularidade minha, digo ao nobre deputado para que sinta-se à vontade, pois eu ponho a cara para bater mesmo e não tenho medo de dizer: “Eu não devo nada a ninguém”.

JESUALDO 2
Jesualdo, em seu pronunciamento, deixou em xeque a legitimidade da minha profissão, utilizando-se dos termos “um suposto jornalista”. Depois, num ato insensato, atribuiu a mim a pecha de achacador, dizendo que eu ataquei ele e os demais deputados (ainda estou curioso para saber onde ele viu isso) para angariar benefícios financeiros pessoais através da ALE.

Ora, já que ele se apresentou e não fez questão de me ouvir primeiro antes de direcionar sua metralhadora giratória para mim, então deixe-me fazê-lo agora:

Meu nome é RONDINELI FREITAS CERDEIRA, tenho 30 anos, sou nascido e criado na cidade de Porto Velho, filho de um paraense com uma amazonense. Sou jornalista desde 1997, quando comecei na carreira com a função de chargista e hoje atuo no jornal eletrônico O Rondoniense. Tenho este blog (web – log = blog) desde 2005 e sou um dos pioneiros no ramo. Sou membro da diretoria executiva do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Rondônia (Sinjor) e possuo a carteira DRT-RO 00700 (provisionado) como prova da autenticidade da profissão que exerço. Sou assalariado, não tenho nenhum processo na Justiça por crime de imprensa e me orgulho de ser um dos muitos jornalistas que não se corrompem para ficar falando bem ou mal de quem quer que seja. Nunca fui achacador e nunca o serei. Tenho minhas dívidas financeiras particulares assim como a grande maioria dos trabalhadores deste país, pois como poucos sabem (ou não fazem questão de saber) o piso salarial de Jornalista é de apenas R$ 1.023,00.

Portanto, nobre deputado Jesualdo Pires. Quero dizer a Vossa Senhoria que o senhor pode até acreditar que pode me processar, mas não poderá porque eu não falei do senhor e de nenhum deputado no texto ao qual se refere. Em contrapartida, adianto ao senhor que a injustiça mesmo partiu de seu pronunciamento infausto e este sim “irresponsável”. O senhor citou, em plena tribuna da Assembléia, para milhões de pessoas verem – através da transmissão, em tempo real, da TV Jornet - meu nome, o endereço do meu blog e ainda me acusou de ser mal intencionado, de que minha linha editorial era pautada para “angariar ganhos pessoais”, ou seja, me chamou de achacador.
Pôxa, logo eu? Um lascado na vida que tem que matar um leão por dia para garantir o leite das crianças, pagar minhas contas de água, luz, telefone e fazer o rancho mensal?
Nunca achaquei e nunca vou fazer esse tipo de jornalismo mercenário ou tendencioso. Jamais vou querer ter o rabo preso com alguém porque, porventura, estaria recebendo “benefícios” de algum político ou seja lá o que for.
Pô, me ofendeu, cara!
Bom, só por conta disso, e considerando que a matéria foi ao ar pelo O Rondoniense (eu mesmo a escrevi, já que eu sou o jornalista responsável deste site) e pela TV Jornet, ao vivo, de dentro da Assembléia, eu sim posso processar o senhor.
O que me diz?

JESUALDO 3
Bom, mas como a vida deste blogueiro anda recheada de bênçãos, adotei um estilo reto e tolerante (mas não abusem) e, para comprovar que sou justo em meus posicionamentos, deixo claro que (acreditem se quiser) Jesualdo Pires é um dos poucos deputados que ainda conta com minha empatia. Não que eu o ache um mestre na arte da política justa, mas porque, até o momento, ele tem se mostrado coeso, sério e atuante. Um bom exemplo é seu combate contra o escândalo que são as tarifas praticadas pela Caerd em Porto Velho. É um verdadeiro assalto e falo isso por experiência própria. Querem o quê? Que vivamos no sertão de Graciliano Ramos (Vidas Secas)? Se for assim, tenho que arrumar uma cadelinha e apelidá-la de Baleia...

Bom, está aí, nobre deputado, a prova de que sou justo nas minhas palavras.
Sem ressentimentos, ok?

PS.: Dou um boi para entrar numa briga, mas dou uma boiada para eu não sair de uma que entrei. Comigo, é na inhanha!

6 comentários:

Anônimo disse...

quem te conhece não te compra, vai falar que não chamou 24 vagabundos? são quantos deputados? agora vem dizer que não chamou os deputados? o deputado tá certo, pra ele não importa se eh web, site, blog, web + log, igual a mim que sou um tonto, se vc falar mal de minha familia, eu lá vou saber dessa lei de blog? eu te encho de porrada....agora vc tem cú e tem medo, tá querendo dizer que foram 24 assessores, e no seu curriculo só faltou dizer que é chegado na marvada, "...a marvada pinga que me atrapáia..."

Anônimo disse...

Rondineli, você fez muito bem em agir assim(demonstra que foi juridicamente muito bem assessorado), pois essa retratação(juntamente com a estratégia de rasgar a seda) vai lhe ajudar muito em eventuais processos criminal e/ou civil que o ofendido deputado possa vir a ajuizar em desfavor de você. Adiantou-se na retratação que pode ser feita depois também na Justiça, se for o caso. Quanto a ser condenado na esfera criminal algumas cestas básicas ou (se estiver sem grana) alguns dias prestando serviços comunitários resolverão a questão. Alguns horários a cumprir. Mas pelo que tenho acompanhado aqui o pior de tudo mesmo para você seria a abstinência alcoólica(pelo menos em público) e festas em bares ou “bregas”. Para o seu conforto pessoal, nada de cadeia(já pensou se você cai nas mãos daquela rapaziada mais na seca que o sertão nordestino,hein?) ! Civilmente, como você vive repetindo que “está mais liso que sabão”, a sua nova residência é a única(impenhorável) e em sendo assalariado(o salário é impenhorável nesse caso), já podes ficar mais tranqüilo em caso de uma eventual condenação, até porque bem diferente dos valores estratosféricos que os autores (jesualdo?) costumam pedir em ações de dano moral, os tribunais tem arbitrado valores em média de 2,5 a 5 mil reais.
Em tempo: Acredito que até compensaria a divulgação gratuita do seu blog que o deputado fez ao deixar-se levar pela emoção (que não combina com a razão) e agir daquela maneira na Tribuna da ALE. Lembra da imunidade parlamentar? Pois é.
Uma pergunta que não quer calar: Você que está sempre lá na ALE, alguma vez viu o nobre deputado(não quero ser processado também) fazer uma defesa tão contundente em alguma coisa que realmente fosse de interesse do povo? Humm...

Anônimo disse...

apesar de vc descer o pau em curso de jornalismo, pelo menos quem se formar numa faculdade seja ela de onde for vai ter o direito de obter uma carteirinha de nivel superior e nesses casos tem direito ä cela especial, já no seu caso, como é carteirinha de prático sem nivel superior, se tiver que ir pro urso mano se prepar, é cela comum, tb vc poderia fazer que nem o andreooli fez um curso meia boca da faro, náo tem diploma reconhecido, esperneou, desceu o pau, diz que ia processar, sei mais o que, e o que aconteceu? hoje defende a faro de unhas e dentes porque deram um cala a boca nele com um curso de pós graduaçao que ele náo fala mais nada, tá vendo? será que já náo tem jornalismo ä distancia? é bom vc buscar um, uma hora dessas serve.....agora que vc tá indo na assembléia......

Anônimo disse...

afroxou, em mermão, logo vc que vive se gabando de não ter medo de nada se incagaçou pro jesualdo, foi chamado de achacador e ainda pediu desculpas.Publica se tiver coragem seu froxo.

Anônimo disse...

rô, não vi vc na Assembléia hoje, o que que houve que vc tá sumido? causa é causa, meu bem, unidos jamais seremos vencidos, volta pro seu reduto......

Anônimo disse...

quem tem perfil e modelo e quem tem signo de cobra uuuuu