quinta-feira, setembro 11, 2008

Notas de uma quinta-feira meio chateado e injustiçado

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO BLOGUEIRO

A paródia que fiz, me passando pela Uniron, tratando de uma fictícia campanha em prol das eleições com responsabilidade no momento do voto, utilizando como exemplo a turma do primeiro período de jornalismo daquela faculdade, me rendeu frutos estragados. Sim, porque logo de cara fui informado que um colega ficou furioso por ter seu nome citado e que estaria me procurando por toda a cidade para “tirar satisfações” comigo, ou seja, partir a minha cara ao meio, como presumi.

Em seguida, uma outra colega, através do MSN, se mostrou revoltada com a minha abordagem sobre seu suposto comportamento (a opinião não era minha, mas de outros colegas) dentro da sala de aula.

Ontem à tarde, na própria faculdade, o presidente do Sinjor – sindicato que também é citado no texto - me repreende afirmando eu ser um irresponsável que supostamente age contra os ideais classistas.

Francamente, sei que nem tudo que escrevo aqui agrada todo mundo, mas jamais imaginei que as reações seriam tão passionais e desproporcionais a ponto de deixar bem claro que agora sou enquadrado como uma “persona non grata” entre boa parte da categoria.

Ora, até onde sei, sempre deixei bem claro que o propósito deste blog é nada mais do que tentar colocar um sorriso no rosto de muitas pessoas que vivem, diariamente, rotinas de pressão, stress, raivas e decepções com a realidade do mundo, especialmente em se tratando de colegas que vivem de retratar, através do Jornalismo, esta realidade cruel e injusta.

O blog é, por mim determinado, uma ferramenta virtual que tenta minimizar o clima de insatisfação que impera no seio da sociedade, particularmente promovido por inúmeras e sucessivas ações de corrupção e impunidade no cenário político nacional e local.

Para isso, várias formas de abordagens são praticadas neste diário, principalmente meios que promovam o achincale bem humorado de fatos observados por mim e pelos milhares de rondonienses.

Comentar uma notícia em tom de sátira, criar uma situação de humor em cima de fatos reais e, principalmente, usar da mais pura sinceridade, justiça e lealdade (tudo aliado à zombaria), sempre foi o tempero desta saborosa mesa de verbetes.

É público e notório que o blog incomoda, mas também é sabido tão quanto o céu é azul de que, ao mesmo tempo, o blog agrada à maioria.

Sim, porque é muito fácil (e gostoso) rir quando o blog tripudia em atos falhos ou situações incômodas de alguns personagens conhecidos da nossa sociedade, mas não é nada digestivo ser citado em uma dessas situações, não é mesmo?

Justiça
Faça-se a justiça com este blogueiro. Podem chamá-lo de qualquer coisa, mas jamais de ser um traidor, um achacador ou um amigo da onça. Nunca nestes quase três anos de blog eu citei alguma situação que não fosse verdadeira neste espaço. Jamais inventei um fato. Nunca aumentei as notícias e, sobretudo, nunca fui desleal com ninguém. Sim, por que comentar um fato real é uma coisa, agora criar mentiras para denegrir a imagem de alguém é outra completamente diferente.

Se vocês têm alguma prova de que algum dia eu utilizei o blog para relatar alguma mentira de alguém, por favor, me mostrem e provem para o mundo. Espaço para comentários é o que não falta neste que é, acima de tudo, um diário altamente democrático.

Dois pesos?
Não! Aqui não tem essa. Falo bem e mal de quem eu quiser, pois não tenho medo tampouco rabo preso com ninguém. Só acho injusto agora ser apontado como uma espécie de Coxinha da comunicação local (parafraseando Rubens Coutinho) por conta de textos que foram gerados simplesmente para divertir os leitores, até mesmo os protagonistas deles.

Vejam bem: Seria petulância demais da minha parte dizer, por exemplo, que praticamente todos os grandes jornalistas de Rondônia hoje, mesmo que vez ou outra, dão uma espiada aqui neste blog?

Bom, considerando que esta seja uma verdade lógica, vejamos como é latente o clima de injustiça para com este membro da blogosfera.

* Tenho certeza que o pessoal do Rondoniagora vibra quando eu coloco aqui alguma lambança do pessoal do O Observador que, por sua vez, fica me amaldiçoando ainda mais;

* Por outro lado, posso até ver as gargalhadas pesadas dos editores e funcionários do O Observador quando o blog aborda alguma das “manias de grandeza” do povo do Rondoniagora que, por sua vez, deve ficar espetando um boneco de vudu do Rondineli Gonzalez.

* Tenho absoluta certeza de que o pessoal do Rondoniaovivo morre de rir quando eu mostro aqui os erros de título de matérias publicadas na concorrência, mas excluem do seu quadro de blog’s de Rondônia este diário aqui quando mostramos algum fato do tipo “notícias que vão mudar o mundo” publicadas no site com logotipo vermelho.

* Dou minha cara à tapa se os assessores do Doutor Alexandre Brito e do Garçon não soltam fogos de alegria quando o “papai” aqui faz algum “post” satirizando o Roberto Sobrinho e suas obras inacabadas.

* Mas também sei que, ao mesmo tempo, esses assessores e candidatos querem ver minha cabeça numa bandeja quando eu faço algo do tipo “Agenda do candidato” ou critico suas propagandas eleitorais. Por sua vez, a galera do Roberto Sobrinho, neste momento, conformada e sabedora do propósito do blog, já me convida para uma bela cervejada numa noite de sexta-feira.

* Aposto meu salário inteiro que o Marcos Grutzmacher, presidente do Sinjor, saltitava de orgulho quando o blog questionava as empresas que contratavam estagiários, empregadores que praticam o assédio moral e, principalmente, quando eu criticava os colegas de profissão que só procuram o Sinjor quando estão se sentido “ameaçados” ou “humilhados”.

* No entanto, o mesmo Grutzmacher é o primeiro a me dar esporros e querer arrancar minha pele quando o blog – que é um espaço diferente de um site jornalístico e têm vida e opinião própria – publica ou comenta alguns dos inúmeros “deslizes” e “trapalhadas” cometidos pela atual diretoria, diretoria esta da qual eu mesmo faço parte.

A minha sorte é que ainda tenho leitores que sabem realmente levar as coisas na esportiva, sabendo que a maioria do que é colocado aqui serve exatamente para virar motivo de piadas, conversas em mesa de bar e, principalmente, arrancar boas gargalhadas dos colegas. Analton da Silva, Rubson Luiz, Paulo Ayres, Carlos Terceiro e outros nomes são alguns dos que já conseguiram entender o motivo da existência desse diário.

Bom, esta é a mais pura realidade vivida atualmente por Rondineli Gonzalez, dono deste blog que só queria servir como um canal de humor para o jornalismo local. Não consigo agradar a ninguém e, segundo opiniões dos próprios colegas, estou pagando um preço muito caro para continuar sendo popular: Vou acabar sozinho, sem ninguém, sem amigos e sem a consideração dos colegas de imprensa.

Mas, como diria um amigo meu: “Comer a mamãe todo mundo quer, mas ninguém quer dar pro papai”.

Bom, dado o recado e feito o desabafo, agora me permitam ir ali me jogar embaixo de um carro em movimento, já que minha vida não tem mais sentido após perder estes amigos.

DA SÉRIE “NOTÍCIAS ADORÁVEIS, EDITORES DETESTÁVEIS”

Nova sede da SEDES recupera patrimônio público na capital

* * *

Esse título não foi da Carla Perez, mas sim do Coelhinho da Páscoa.

EFEITO “MUTANTES”

Seduc premia alunos superdotados

Quem: Decom

NOTÍCIAS QUE VÃO MUDAR O MUNDO (PARTE 102)

Jornalistas debatem problemática de trânsito em Porto Velho

Os jornalistas Carlos Terceiro e Adão Gomes, em entrevista hoje, ao meio dia, no Programa A Voz do Povo da Rádio Cultura FM,107,9, apresentado pelo jornalista e Advogado Arimar Souza de Sá, debateram a vida sócio-política de Rondônia.

* * *

Responda rápido: Qual o melhor comentário para esta notícia?

1) Agora vai! Posso dormir tranqüilo com a certeza de que tudo vai se resolver depois desta entrevista.

2) A escolha dos entrevistados foi feita por sorteio?

3) Paulo Queiroz, Paulo Ayres, Gessy Taborda e Rubens Coutinho nunca se sentiram tão orgulhosos de serem jornalistas.

Aonde: Rondonotícias

DA SÉRIE “NINGUÉM MI CORRÉGI”

Aonde: Folha Pimentense

DA SÉRIE “NOTÍCIAS ADORÁVEIS, EDITORES DETESTÁVEIS”

Luiz Paca quer transporte escolar no interior

Aonde: Espigão News

O ÓBVIO ULULANTE

Lei Seca - Mulher é detida por dirigir embriagada e fazer manobras arriscadas

Não só essa, mas toda e qualquer mulher deveria ser presa só pelo fato de querer dirigir. Risco total, maninho.

Aonde: Rondoniaovivo

DA SÉRIE “NOTÍCIAS QUE ADORAMOS VER PUBLICADAS”

Bens do presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia continuarão bloqueados pela justiça

Acusado pelo Ministério Público de desvio de recursos do Poder Legislativo Estadual, o presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, Neodi Carlos Francisco de Oliveira (PSDC), continuará com seus bens indisponíveis.

* * *

A lista de bens indisponíveis contém uma tulipa clássica dos castelos da Transilvânia, um caixão em forma de ovo que lembra o Quácula, uma foto antiga de Nosferatus e um livro intitulado “Transforme-se em morcego em cinco passos”, de Bran Stocker.

Culpa: Tudo Rondônia

NOVOS CANDIDATOS

E não parei ainda...

Edmilson da Dimples (Pô, amigão... com cerveja em lata a R$ 3 fica difícil, não?)

Gadon (É alguma espécie de vilão da era medieval?)

Mado (Tá combinado, não vamos votar no Mado)

Jesus da Jerusalém da Amazônia (Não, prefiro a crucificação)

Graça do Nacional (Acesso único pela Estrada do Belmont)

Maikon da MK (Mais um novo personagem do mais recente Mortal Kombat)

DimDim (Em outras partes do Norte brasileiro, é chamado de sacolé ou chupa-chupa)

Em tempo, veja abaixo um candidato que faz qualquer um aqui da Capital parecer amador...

E ainda querem que a gente leve a sério esse lance de eleição...

SEPARADOS

Não conheço nenhum deles. Não foi idéia minha...

Um comentário:

Anônimo disse...

Rondinelli, publiquei em meu blog, no mês de agosto, uma nota similar à sua. Pode conferir?
http://tatudobem.wordpress.com/2008/08/22/comentarios-irresponsaveis/