sexta-feira, dezembro 28, 2007

Notas da última sexta-feira de 2007

NOTÍCIAS QUE VÃO MUDAR O MUNDO (PARTE 19)

Assim como na Indonésia, Gambá-Pigmeu é encontrado no Vale do Guaporé; Espécie já era dada como praticamente extinta

Um assunto que deverá interessa á comunidade científica de Rondônia: Na semana passada foi encontrado no Quilombo de Santo Antônio, no Vale do Guaporé, divida de Rondônia com a Bolívia, uma espécie de marsupial bastante semelhante ao "Gambá-Pigmeu” achado por pesquisadores na Indonésia e muito comemorado por cientistas do mundo inteiro há três semanas.

***

Não. Você não está no Discovery Channel. É O Observador tentando ajudar a comunidade científica mundial. Só não reparem nos erros gramaticais, ok?

Colaborou: Ah, eu já disse aí em cima.

INÉRCIA
Definitivamente está difícil de encontrar algo de interessante nos sites de notícias de Rondônia. Não há nada que preste e a letargia dos donos dos sites está latente nas páginas iniciais. Enquanto não acontece nenhuma hecatombe ou tragédia no sistema penitenciário, aviação civil ou nas estradas, temos que engolir colunistas esotéricos, colunistas sociais, matérias institucionais ou simplesmente aturar a mesma notícia por mais de uma semana. Um bom exemplo é a morte do advogado Marcos Soares, que até hoje estampa a página de um noticioso virtual. Cara, a coisa está tão irritante que o que mais tem atraído a minha atenção são alguns (eu disse alguns) artigos do Valdemir Caldas. Além disso, fico rezando para que o J. Vasquez faça alguma Curtas & Rápidas ou o Robson Oliveira decida escrever sua famosa resenha. Fora isso, a coisa tá feia.

VAGABUNDO
O deputado Neodi anda com uma língua afiada e atirando pra tudo quanto é lado. Chamou a classe inteira de jornalistas de vagabundos e bandidos. Eu, aqui na minha insignificância, continuo dormindo tranqüilo e com a certeza de que a carapuça nem chegou perto da minha cabeça. No mais, acho que o deputado exagerou e perdeu uma bela chance de ficar calado. Não sei não. Esse lance de mexer com a imprensa é meio arriscado, ainda mais para quem tem telhado de vidro.

COMO É?
Neodi também teria dito que nunca roubou o erário, mas agora quer devolver uma grana preta para os cofres públicos. Vixi! Agora eu não entendi foi mais nada! Me lembrou o personagem Vanderley da Sauna Gay (Hubert - Casseta & Planeta), que vive entre os marmanjos pelados e peludos mas jura de pés juntos que não é gay.

domingo, dezembro 23, 2007

Notas de uma antevéspera de Natal


CONTRASTE
A foto acima é de uma agenda recém saída do forno e que vai ilustrar o belo trabalho feito há anos pelo padre Marcelo Bertolusso, no Centro do Menor, no bairro Areal. O material publicitário estaria perfeito, não fosse o fato de que foi confeccionado com o dinheiro da publicidade da ALE que, como sabemos, é comandada por...
Bom, não preciso dizer mais nada.

FRASE
“Para Marcos Soares, Dr. Misvald, Zizomar Procópio, o dinheiro não importa mais. Tudo na vida é efêmero. Tudo acaba quando a gente sobe e esquece os verdadeiros amigos. Na descida você terá que encontrar com eles”, humor negro do jornalista Carlos Terceiro, em conversa com este blogueiro pelo MSN.

SUBIU
Entre as poucas coisas boas que aconteceram neste ano, em Rondônia, estão:

1) A Assembléia Legislativa de Rondônia não ter liberado (ainda) verba publicitária para os sites, mesmo sabendo que isso está matando de asfixia financeira muitos destes jornais eletrônicos. Que me perdoem os colegas donos de sites, mas receber o dinheiro sujo da Assembléia para, depois, não ter que levar a conhecimento público todas as mazelas praticadas pelos nossos queridos parlamentares seria algo ainda mais desmoralizador para a nossa combalida imprensa. Temos que sobreviver ao mercantilismo dos poderosos e fazer valer o nosso papel de legítimos representantes da voz do povo. Já pensou esconder todas as peripécias dos deputados apenas neste primeiro ano de mandato? Aí, todo mundo, até agora, estaria acreditando que a Nova Assembléia, sem Carlão de Oliveira, Helen Ruth, Amarildo Almeida e Ronilton Capixaba seria um coral de anjinhos.

2) O final da novela Ramiro Negreiros, que depois de tantas derrotas em todas as instâncias da Justiça Eleitoral, finalmente deixou a cadeira que ocupava na Câmara Municipal de Porto Velho. Depois disso, a Justiça ainda retirou dele e de sua família o monopólio das placas de táxi da Capital. Bem feito! A justiça tarda, mas não falha (diriam os mais otimistas).

3) O show da banda paulista Pholhas, que trouxe a Porto Velho, através do empenho do radialista Coelho de Lima, os maiores sucessos da saudosa época dos anos 80. Foi arrebatador.

4) O meu desafio de recomeçar do zero e chegar ao apogeu do reconhecimento profissional. Sim. Depois de trabalhar para gigantes como O Estadão do Norte e O Observador, aceitei o desafio de atuar num site até então desconhecido da maioria e também repudiado pelo Sinjor, O Rondoniense. Lá, se não ganhava tão bem e sofria com algumas dificuldades financeiras e a falta de harmonia no ambiente de trabalho, pelo menos tive espaço suficiente para ter meu nome hoje sendo comentado em rodinhas de amigos jornalistas, seja como o cara que fez o site subir de 800 acessos diários para mais de 7 mil, ou o blogueiro que, até agora, não pára de aporrinhar os poderosos, as falhas nossas da imprensa local ou o sarcasmo irritante com alguns leitores admiradores de forró e outras porcarias. Hoje, atuo com ações sociais e isso, não há dinheiro que pague.

5) Uma casa. Sim, uma casa. O sonho de toda a família se realizou. Depois de mais de 10 anos pagando aluguel, hoje eu tenho a minha, pessoal. Até agora não caiu a ficha...

6) Flamengo na Libertadores e Corinthians na Segundona. Sim, essa dupla alegria também se estende aos milhares de rubro-negros desta terrinha.

7) O retorno do evento denominado Madeira Festival, que há dois anos não acontecia. Apesar de eu não ter participado, já me alegra o fato de que o maior festival de rock da região voltou, mesmo que tenha acontecido em apenas um dia e em um ambiente fechado. Nem acredito que vou dizer isso mas, “obrigado, Guilherme Erse”.

8) O começo do fim do império do forró. Apesar do maldito ritmo ainda sobreviver com força no espaço Papo D’Skina, que sobrevive da falta de cultura e bom gosto de uma massa falida e manipulada, não tivemos muitos shows de bandas escrotas como Calypso e suas vertentes, Calcinha Preta ou outros menos cotados para o Grammy Awards. O lixo, desta vez, ficou isolado no Paposo e seu quase suntuoso balneário. Ufa!

9) Minha carteira de motora. Demorou, mas saiu. Saiam! Saiam todos da água. Alguns estão curtindo com a minha cara dizendo: “Fala, habilitado para matar”. Cruz credo! Sou um motorista defensivo, viu?

10) A bênção conquistada pelo meu amigo Roberto Kuppê e, obviamente, muitas pessoas deste Estado. Sim, amigos. Além de ajudar a todos os que sempre lhe foram leais, o guajará-mirense iniciou um trabalho que visa apenas o bem de pessoas mais pobres e desassistidas pelo poder público e pela justiça brasileira. Apesar de alguns comentários desairosos por parte de alguns invejosos, o empresário não está falido e tampouco vai ficar. Kuppê me contou que nunca vai deixar de ser rico e que, de alguma forma, jamais vai abandonar seu Estado de origem e sua população carente. Ele me confidenciou que, apesar de alguns percalços, está muito feliz, financeira, espiritual e, por que não, amorosamente? Deus soube dar essa bênção à pessoa certa, posso garantir. Não é por que o cara é meu amigo, é porque o conhecendo bem, sei da sua boa vontade, do caráter de cidadão do bem e que sempre lutou para ajudar todo mundo. Que Deus continue iluminando a ele e a todas as pessoas que serão beneficiadas pelo Instituto Matheus Moraes daqui pra frente.

FELIZ NATAL
Quero deixar aqui meus sinceros votos de feliz Natal para todos os amigos, desafetos, pobres, ricos, negros e brancos, feios e bonitos, analfabetos e intelectuais, mau-caráters e anjos da bondade humana. Que Deus nos torne sempre pessoas melhores, assim como está acontecendo comigo. Um abraço e até daqui a pouco.

quinta-feira, dezembro 20, 2007

Notas de uma quinta-feira quase natalina

NOTÍCIAS QUE VÃO MUDAR O MUNDO (PARTE 18)

Cassol presente à posse da nova presidente do Tribunal de Justiça

O governador Ivo Cassol, prestigiou a posse da nova cúpula administrativa do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, em solenidade ocorrida no auditório do Tribunal Regional Eleitoral na tarde desta quarta-feira (19).

***

Puxa vida, que legal, né não? E depois, ele fez o quê? Por acaso ele dançou a Dança do Siri na frente da Zelite?

Colaborou: Decom

NOTÍCIAS QUE VÃO MUDAR O MUNDO (PARTE 17)

Neodi Carlos participa da solenidade de posse da presidente do TJ

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos (PSDC-Machadinho), participou nesta quinta-feira (19), da solenidade de posse da nova presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, desejando sucesso na condução das ações do Poder Judiciário para o biênio 2008-2009.

***

Putz! Neodi Carlos dançando Macareña, pelado, numa boate fedida de Tijuana seria notícia, minha gente.

Colaborou: Marcelo Freire

LAYOUT
Para aliviar as costas do colega Rubens Coutinho, que agora virou alvo das ignorâncias dos poderosos da ALE, quero anunciar que, na minha opinião, o layout do TudRondônia.com superou em muito o tão elogiado (por mim mesmo) layout do O Observador. Muito legal o estilo leve e ao mesmo tempo arrojado do site, que agora explora com louvor o quesito fotos. Na minha opinião, é o melhor layout de site noticioso do Estado inteiro. Essa ele acertou.

TRADUZINDO 2

Semtram realiza operação para impedir transporte ilegal de mototáxi

Baseada na Lei Orgânica do Município e na Lei Complementar 291/2007, aprovada em 07/12/07, fiscais da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), com o apoio de policiais militares, começaram nesta terça-feira(18), a fiscalização nas principais ruas da cidade para impedir o transporte ilegal de mototáxi. Somente ontem, dois veículos foram apreendidos.

***

Traduzindo:

Incapaz de finalizar projeto da rodoviária de Porto Velho, que está empacado há quase quatro anos, Semtran vira os olhos para mototaxistas e dedica todos seus esforços a caçar pais de famílias que tentam garantir, de uma forma ou de outra, a sobrevivência das suas famílias.

E depois dizem que é perseguição minha ao chamar o cara de Urtigão...

AIR BAG ALEMÃO? Colaborou: Classificados do O Estadão do Norte


RESPONDA RÁPIDO:O que lhe sugere a imagem que você vê acima?

1) A página principal do site O Rondoniense, que contém inúmeras mensagens de Natal de autoridades e políticos da região, em pequenos banner’s sky.

2) Uma página inteira da revista em quadrinhos de Asterix e Obelix.

3) Uma lista negra da Polícia Federal, com a famosa mensagem de “Procura-se vivo ou morto”.

terça-feira, dezembro 18, 2007

Notas ainda de uma terça-feira sem 13º

RESPEITO
E os deputados estaduais de Rondônia continuam exigindo respeito. Como é??? Querem ser RESPEITADOS??? Sabe de uma coisa...?


NOTÍCIAS QUE VÃO MUDAR O MUNDO (PARTE 16)

Cassol comemora decisão do Senado de suspender a dívida do Beron

O governador Ivo Cassol (sem partido) ficou radiante com o resultado da votação no Senado que em votação simbólica nesta terça-feira (18), aprovou a suspensão da dívida do Banco do Estado de Rondônia (Beron), com o Tesouro Nacional. Atualmente, o governo estadual paga cerca de R$ 12 milhões por mês ao Tesouro informa o governo do Estado.

***
Caraca! E eu jurava que um cara que governa um Estado devedor e que sofre com a carência de verbas para administrar ficaria completamente frustrado ou puto da vida com essa gigantesca economia para os cofres públicos.
Eu, hein!

Colaborou: Decom e sites governistas

NOTÍCIAS QUE VÃO MUDAR O MUNDO (PARTE 15)

O novo bebê Johnson’s é de Rondônia

O Concurso Bebê Johnson’s movimentou internautas do Brasil todo! Entre os dias 20 de novembro e 16 de dezembro, bebezinhos das mais diversas regiões do país acumularam votos pelo site www.bebejohnson.com.br . E quem se deu melhor nessa acirrada disputa foi o rondoniense Pedro Augusto de Barros Marinho, prestes a completar 1 aninho.

Símbolo do conceito “Por um mundo mais bonito”, Pedro é filho de Luana de Barros Santos e Rodrigo Augusto Macedo Marinho.


***
E é por isso mesmo que eu continuo apostando que o nome deste moleque é Kar-El e que lá na frente vão adotá-lo como Clark Kent. Já estou até pensando em tatuar o rosto dele no meu ombro.

Colaborou: O Observador

NOTÍCIAS QUE VÃO MUDAR O MUNDO (PARTE 14)

Pela primeira vez, em Ji-Paraná, o cantor do hit “Periguete” (Piriguete, rebola devagar e depois desce), MC Papo, e a Banda Nódia de Banana estarão nesta sexta, dia 21/12, no Circuito.com, em Ji-Paraná.

***
Grandis coisa! Aqui em Porto Velho o povo entra em ebulição com shows de gênios musicais como Aviões do Forró, Calypso, Mr. Katra e Calcinha Preta.

(Agora deixem eu ir ali vomitar)

Colaborou: Jipafest.com

DA SÉRIE “NINGUÉM MI CORRÉGI”

Dívida do Beron será votado hoje no senado

***

É mole? É mole mais ainda está de pé.

Colaborou: O Rondoniense (Pra variar)

Notas de uma terça-feira sem sentido e chateado

PROPAGANDA
Com um certo aperto no coração, mas com a certeza de que não estarei sendo injusto, quero deixar aqui minha contestação sobre cada palavra colocada pelo meu amigo Nelson Townes em seus textos defendendo, a todo custo, a malfadada campanha de suposta valorização de cidadania enaltecida pelos responsáveis pela mídia da Assembléia Legislativa. Que me perdoe o colega, mas dizer que os deputados estão realmente preocupados com o orgulho do rondoniense em ser desta terra ou ter vindo para cá e tomá-la como casa e amá-la com o coração é, no mínimo, uma afronta à minha pouca inteligência e um ultraje ao bom senso coletivo. Seria um completo ato de insanidade por parte de qualquer cidadão acreditar que aquela ridícula peça publicitária pretende elevar, nos cidadãos, o sentimento de orgulho de ser rondoniense e de exigir respeito para quem está nos além-fronteiras. Ora, um cidadão rondoniense, em suma, jamais vai ter a necessidade de vir a público exigir respeito pois não é ele quem pratica toda a sorte de mau-caratices e pilantragens nítidas nos comportamentos de alguns políticos. O máximo do que um cidadão destes pode se envergonhar é de, um dia, ter acreditado nas promessas falsas destes que hoje estão aí novamente sujando o nome do Estado por conta de suas atuações imorais e criminosas, e tudo sem o mínimo pudor ou receio para com a opinião pública. Agora eu pergunto ao amigo Nelson: Como podemos respeitar uma campanha que cita a palavra respeito mas é feita sob as bênçãos de homens que não se envergonham nem um pouco em estuprar a moralidade, os bons costumes e a dignidade de cada um dos verdadeiros apaixonados por Rondônia? Quer dizer que temos que aceitar compras imorais de carros de luxo em final de ano para cada um dos deputados, com o dinheiro público? Temos que aplaudir como débeis mentais as compras superfaturadas de projetores e licitações escabrosas de serviços de chaveiro? Temos que dar sonoras gargalhadas de satisfação com o mais explícito corporativismo da Casa de Leis com os atos do governador, numa legítima extensão do poder Executivo no Legislativo, tornando-o em nada mais do que um exército de puxa-sacos e lambe-botas? Temos mesmo que ficar felizes com atos destes deputados (poucos ainda se salvam), quando, em menos de quatro meses de legislatura, já fazem uma nova eleição para o segundo mandato do atual presidente, apenas para garantir que os interesses coletivos deles e do governador continuarão sendo atendidos sem a mínima resistência? Por favor, meu colega, amigo e admirado Nelson Townes, não tente fazer com que minha inteligência seja desrespeitada. Volto a dizer: Quem exige respeito sou eu e os verdadeiros cidadãos rondonienses, aqueles que amam este Estado em toda sua plenitude, e não um bando de sádicos aproveitadores que, na minha modesta opinião, merecem mesmo é a antiga forca em praça pública.


NOTICÍAS QUE VÃO MUDAR O MUNDO (PARTE 13)

Assembléia aprova a Bíblia como base doutrinária de Rondônia, mas preserva a Constituição

A Assembléia Legislativa realizou nesta terça-feira partir das 15 horas, sessão especial em homenagem ao Dia da Bíblia, requerida pelo deputado Valter Araújo (PTB).

Os deputados aprovaram na sessão desta terça-feira (11), projeto de lei também de autoria de Valter, que torna a Bíblia Sagrada o livro-base e fonte doutrinária para fundamentar princípios, usos e costumes de comunidades, igrejas e grupos no Estado de Rondônia.


*****

Pronto! Agora vou ter que abandonar meus projetos de me tornar muçulmano e me chamar Mohamed El Saz (sei lá o que isso quer dizer).

Colaborou: Ascom/ALE

NOTÍCIAS QUE VÃO MUDAR O MUNDO (PARTE 12)

Assembléia de Deus presta homenagem a deputado

O coral da Igreja Evangélica Assembléia de Deus do município de Ouro Preto D’Oeste surpreendeu o deputado Professor Dantas (PT) com uma singela homenagem nesta segunda-feira por ocasião de seu aniversário.

A homenagem foi prestada na residência do deputado na cidade de Ouro Preto com a entoação de cânticos religiosos alusivos às celebrações natalinas. Durante a confraternização, o parlamentar destacou a importância do movimento religioso pela paz e defesa da dignidade humana, intrínsecos as festividades a mensagem de Cristo.


*****

Que coisa linda, não? Vão me dizer agora que depois desta surpresa pelo menos 10 mil cachaceiros tiveram suas almas garantidas no reino dos céus?

Colaborou: O Rondoniense
FIM DE ANO
Com a chegada do período de fim de ano, notícias boas e polêmicas são escassas, devido aos recessos parlamentares, férias de autoridades e personalidades, criando uma verdadeira geleira no noticiário esportivo, político e social. A solução? Torcer para que alguém morra, e de preferência alguém importante e de forma cruel. Uma boa rebelião ou tentativa de fuga em massa em algum presídio também são consideradas a salvação do jornalismo local. Do contrário, o que resta mesmo é publicar artigos chochos sobre esoterismo, a história do Natal, sobre o batidíssimo aquecimento nas vendas no comércio...

quarta-feira, dezembro 12, 2007

Notas de uma quarta-feira meio irriquieto

ESPOSA
Porque a esposa do procurador do Ministério Público Federal estava no helicóptero oficial fretado que foi à Reserva Roosevelt e levou ainda o procurador e um representante da ONU que, por ironia do destino, acabaram virando reféns dos silvícolas da região? Quem pagou a ida da mulher? Por acaso, se tratava de uma viagem turística? Não acham estranho? Depois que libertaram os reféns – somente após a chegada do presidente da Funai – ficou tudo bem? Fica por isso mesmo? Cadê o MPF para fazer alguma declaração sobre o seu nobre representante que leva a esposa a tiracolo?

NEPOTISMO
Desfiguraram uma lei e depois aparecem com a desculpa que é para “corrigir injustiças”? Putz! Mas quem é mesmo que acredita nesta palhaçada toda? Seu Neodi, o senhor está me assustando cada vez mais...

RESPEITO
“Eu sou daqui e exijo respeito!”.
Novamente, a malfadada peça publicitária gerada com o dinheiro da Casa do Povo. Ah, agora é o Poder do Povo. O problema é que quem está pedindo respeito são os deputados.
Ôh, gente, vamos dar uma chance aos caras. Respeitemos as falcatruas vossas de cada dia.
É como diz o Baiano, do filme Tropa de Elite: “Calma aí o cacete! O papo tem que ser reto!”

OLHÕES
Taí, tenho que dar o braço a torcer. Também aplaudo a iniciativa do deputado Valter (sem acento) Araújo em moralizar essa porra de olhões da Ceron e da Caerd.
Viu? Sou justo quando tenho que ser...

TRADUZINDO
Inicio hoje uma nova série que vai fazer o povo vibrar, tamanho o compromisso deste diário em levar o conteúdo correto de algumas matérias publicadas na imprensa regional. Na boa, a intenção principal é derrubar a máscara de um bando de “caras-de-pau” que surgem na mídia pagando de santinho e que nada mais são do que lobos em pele de cordeiro. Veja um exemplo:

Ato contra o nepotismo foi adiado
As entidades estudantis de Porto Velho resolveram adiar o ato público de protesto contra o nepotismo que seria realizado amanhã (12.12) em frente ao prédio da Assembléia Legislativa.

Segundo o dirigente da U.E.UNI, Edvan Santana, a falta de base logística e a proximidade das férias escolares de boa parte dos estudantes inviabilizaram a mobilização que vai ficar para o início de 2008.

Além desses fatores, a Assembléia Legislativa deve iniciar o recesso na quinta-feira (14.12). “Foi um conjunto de fatores que nos pegou a todos de surpresa. No início do próximo ano vamos mobilizar a categoria e cobrar o fim do nepotismo”, finalizou Joel.


***********
Traduzindo:
Pseudo protesto de mini-picaretas naufraga por falta de adesão e pela má fé de idealizadores

Os supostos representantes de supostas entidades estudantis deram com os burros n’água ao tentar promover uma balbúrdia que eles chamavam de protesto anti-nepotismo contra deputados estaduais da atual legislatura que insistem em não deixá-los mamar na folha de pagamento do Legislativo local.

O chamado dos jovens desempregados e aproveitadores que enganam estudantes, escolas e o poder público com o disfarce de líderes estudantis (eles nunca deixaram de ser estudantes? Vivem reprovando?) não foi atendido porque além de lisos, desacreditados e defenestrados pela opinião pública, não conseguem reunir nem mesmo os mais cegos numa luta vã e inglória de voltar à folha de funcionários fantasmas da ALE com a justificativa de paladinos da luta estudantil e em favor da moralização.

Colaborou: O Observador

COM TUDO DENTRO
No último domingo tive a ingrata oportunidade de ver a performance de um cara chamado DJ Adriano, um jovem morador do bairro Cohab Floresta com perfil de gangueiro frustrado que engravida mulheres mal amadas e não tem onde cair morto. Para se ter uma noção do trabalho que o cara pretende levar para o cenário musical da cidade, o cidadão em questão começou a tocar, num evento lotado de crianças, porcarias como “Periguete” e “Quero ver tu rebolar com tudo dentro”. São esses os talentos por qual o povo clama?
Aliás, com exceção de alguns, os DJ’s locais são mesmo uma enganação só. Pior é quando eles querem se tornar jornalistas...

METARMOFOSE AMBULANTO
Foi assim mesmo que o nosso presidente Lula falou. Surpresos? Eu não.

QUÉOPS
Mais um grande evento promovido pela Quéops vai pro saco por conta da teimosia dos seus promotores em permitir a presença de menores de idade no espetáculo (?) após as 22 horas.
Bastava colocar uma obrigatoriedade de apresentação de registro de identidade na hora de vender o ingresso... ou até mesmo na portaria do local do evento. Mas, falar com gente que só pensa em lucro é o mesmo que falar com uma porta.

É A NET, E AÍ?
Jussara Goltlieb, Sandra Santos, Róbson Oliveira e outros grandes são apenas alguns nomes que hoje são vistos na internet e que, aos poucos, vão abandonando o jornalismo impresso. Só na internet você pode acompanhar o brilhante trabalho de feras como Jorge Vasquez, José Carlos Sá (Banzeiros), Léo Ladeia, Valdemir Caldas e outros não menos importantes.
Mas, tem gente que ainda prefere fechar os olhos para a realidade do sucesso crescente e constante do webjornalismo. Não é mesmo, chefes da publicidade oficial?

BANCO DO BRASIL
O meu colega Luiz Alexandre é apenas mais uma vítima da humilhação imposta pelo maldito serviço prestado pelo Banco do Brasil. O foda mesmo é ter que aturar o constrangimento maior imposto com a sua condução à Central de Polícia. Pelo amor de Deus, alguém tem que fazer alguma coisa!

NOTÍCIAS QUE VÃO MUDAR O MUNDO (PARTE 11)
Hermínio Coelho acompanha leilão da usina hidrelétrica de Santo Antônio em Brasília

O presidente da Câmara Municipal, vereador José Hermínio Coelho (PT), acompanha em Brasília, o leilão da usina hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira. Em contato com a reportagem de O RONDONIENSE, Hermínio Coelho, disse que Rondônia está bem representada, “As autoridades que querem o crescimento do estado estão todas reunidas aqui em Brasília acompanhando o leilão. A população do estado merece com a chegada da usina hidrelétrica de Santo Antônio,” disse

*****************

O que um ex-motorista de ônibus com mania de grandeza faz em Brasília? Acompanhando o quê? Leilão das usinas? Cobraram ingresso para isso? A presença dele teve algum peso no resultado?

Dá até para fazer um filme com esta notícia. O título seria “Ernest vai à Brasília – Parte 102”.

Colaborou: O Rondoniense

SOBRINHO
Não sei por que tanta surpresa com a indicação do cunhado do prefeito para a presidência do IPAM. Nepotismo? Por acaso não repararam no sobrenome do prefeito da nossa Capital?

quinta-feira, dezembro 06, 2007

Notas de mais uma quinta-feira solidária

SE NÃO FOSSE...
... o site TudoRondônia, que fez um título mais “esclarecedor”, jamais eu entenderia o que queria dizer a matéria da assessoria da Segurança Pública que tinha o título “Presidente da Câmara de Porto Velho pede apoio da Sesdec e da sociedade”. Na verdade, a matéria original explica em detalhes do que se trata a lei polêmica e o pedido do vereador, mas não diz o que realmente a Secretaria vai fazer, na prática, para impedir que algum vereador ou qualquer defensor da lei que regulamenta a concessão de placa de táxis. Eu e alguns leitores mais atentos ao cenário político e social de Porto Velho sabemos do que se trata, que existem verdadeiros pistoleiros infiltrados no sistema de táxi da Capital. No entanto, a maioria do povo, do leitor, não sabe. Sejamos mais incisivos e esclarecedores em nossos textos, caros colegas de Imprensa, por favor.

SITES
Que o deputado Euclides Maciel tem toda autoridade para defender a divisão do dinheiro da mídia da Assembléia para os sites de notícia isso nós sabemos, já que o parlamentar em questão sempre atuou no ramo de comunicação. Mas, Valter (sem acento) Araújo? Ora, até onde eu me lembro, me disseram que o dito cidadão não dava a mínima para os sites. Aliás, disseram que o cara poderia gastar todo o dinheiro da sua publicidade particular com os impressos, rádios e televisão, mas os sites... os sites que se danassem. Foi o que me disseram...

SITES 2
Por falar nisso, a não inclusão dos sites noticiosos de Rondônia no plano de mídia da ALE é uma das maiores burradas que eu já vi saindo daqueles corredores e gabinetes. Não estou aqui apenas defendendo os sites que, muitas vezes, já tem a cara marcada por serem verdadeiros balcões de negócio. Contudo, não se pode negar o fato de que a internet há muito tempo superou em agilidade, confiabilidade e dinamismo os jornais impressos e tevês. O conteúdo dos sites pode não ser lá essas coisas, mas são os sites que, atualmente, estão pautando os jornais impressos e o telejornalismo, e isso não acontece só em Rondônia. Acontece no mundo inteiro.
Me arrisco até a perguntar: “Na atual realidade, o que seriam dos jornais impressos e emissoras de tevê sem a internet?”

DESPORTISTA
O que é pior: Assistir ao programa Fantasia, do SBT – que agora passa em horário nobre, devido ao fuso-horário ampliado pelo horário de Verão – ou assistir, mesmo que seja por alguns segundos, o Ivo Cassol tentando jogar vôlentando jogar volassol jogando ao laa, do SBT - que os e emissoras de tev impressos, rirensai ao lado de feras como Maurício, Carlão, Paulão e Marcelo Negrão?
Tem gente que não tem mesmo o senso do ridículo. O pior é que o cara é vaiado por uma multidão e ainda não se toca. Tá faltando Simancol no mercado...

RENAN
Irmãos, juro por tudo o que é mais sagrado: Não agüento mais ouvir ou ler nada sobre o Renan Calheiros. Por favor, parem! Chega de dar IBOPE para cabra safado!

MILIONÁRIO
Um cidadão de São Paulo embolsou, sozinho, mais de R$ 40 milhões no último concurso da Mega Sena. Lendo sobre o assunto, tentei achar no Google algo sobre o histórico dos cidadãos brasileiros que ganharam grandes prêmios da loteria e, não sabendo agir com sabedoria, em pouco tempo estavam falidos.
De qualquer forma, voltei a imaginar o que eu faria, se fosse eu um vencedor de um grande prêmio da Mega Sena ou similares, para não voltar a ficar pobre em pouco tempo ou não ter tanto prejuízo com gente mal intencionada. Ou seja, aí vai uma espécie de tutorial de como não estar incluído no Guinness como o milionário que perdeu uma fortuna em tempo recorde.

1) Invista em coisas que dão grana e que esse retorno seja a curto prazo;

2) Seja bonzinho apenas com quem realmente seja seu amigo e invista profissionalmente apenas em pessoas que tem talento reconhecido e que não pensem em ganhar mais do que merecem;

3) Ajude seus familiares, mas nunca invista completamente em projetos pessoais de cada um. Compre uma casinha e um carro popular para cada um, dê um dinheirinho para que eles (irmãos, primos, pais, sobrinhos, tias, tios, avôs, avós, cunhados...) se capacitem profissionalmente e que eles mesmos descubram seus caminhos para uma carreira profissional duradoura e lucrativa. Ou seja, ajude um pouco. Nunca dê o peixe. Dê a vara para eles pescarem. Depois de ajudar com isso, mande-os se afastar de você e que nunca mais lhe peçam nada e, com certeza, você vai ficar com a consciência leve, com o sentimento de dever cumprido e que não deve mais nada a ninguém.

4) Se você não sabe ou tem dificuldade, aprenda a dizer “NÃO”, mas um “NÃO” firme e direto. Ser justo e bonzinho é uma coisa, mas ser inocente e liberal demais... já é burrice. É pedir para ser sacaneado;

5) Não tente criar uma empresa formada por uma extensa e pesada folha de pagamento onde os que ganham mais são os que menos trabalham e os que ganham menos são os que mais suam em favor de sua empresa, do seu patrimônio e de sua fortuna, pois a eternidade de seu rico dinheirinho é a garantia de estabilidade financeira e profissional para estes funcionários-amigos.

6) Se você, milionário, porventura, por algum acidente, teve um prejuízo, por menor que seja, por conta da maledicência de algum cretino que você jurava ser uma pessoa bem intencionada e que era seu amigo, não tente nunca se passar por vítima. Assuma que, se você foi tapeado, metade da culpa é sua, por sua inexperiência, ingenuidade, ou cegueira demasiada. Ora, se você tem tanta bala na agulha e pode contratar os melhores assessores e especialistas para impedir esses deslizes, por que então culpar o mundo por suas barrigadas? Aliás, ninguém quer saber de ter pena de ricaços. O povão mesmo quer mais é que os burgueses – sejam eles emergentes ou não – se f... É divertido, para os descamisados, ver um ricão tendo prejuízos homéricos.

7) Tente não ser tão impulsivo em seus projetos pessoais, a ponto de iniciar um pesado investimento em algo que, comprovadamente, só vai lhe dar prejuízo e dor de cabeça. É ainda imperativo que o recém-milionário tome suas decisões embasadas em opiniões sinceras e sábias de pessoas realmente comprometidas com o sucesso do empreendimento e com a amizade sincera com o patrão/cliente.

8) Se você, novo ricaço, quer viajar pelo seu País, procure sempre ter um pequeno local para se abrigar e seja fiel a ele, pois seus custos serão menores e o atendimento oferecido a você só tende a melhorar com o tempo. É o tal cliente VIP, o fiel.

9) Se você quer voltar, vez ou outra, para sua terra natal, compre uma casa grande, com muitos quartos, para levar os amigos, colaboradores e funcionários para lá e, assim, nunca mais ter que gastar com hotéis caríssimos.

10) Se você viaja muito, compre o seu próprio jatinho. Para quê ficar gastando dinheiro com passagens aéreas e ter que bater cabeça com overbooking’s, atrasos de vôos e toda sorte de problemas da aviação civil brasileira? Você não quer ir para um aeroporto “relaxar e gozar”, quer?

11) Compre seus apartamentos de luxo no lugar que você quiser, pois isso é investimento. No entanto, não gaste tanto apenas com isso, pois você é só um e pode morrer a qualquer momento antes mesmo de ver aquele lindo apê ser concluído.

12) Contrate especialistas renomados e confiáveis e os lote em suas respectivas áreas. Nunca deixe um catador de lixo fazer o serviço de um Roberto Justus.

13) Se aparecer alguém dizendo que é seu tio de nono grau ou um primo antigo, que você não vê desde quando tinha oito meses de idade, duvide sempre e peça exame de DNA. Com muita grana, você perceberá que sua família é maior do que a torcida do Náutico;

14) Contrate alguém só para atender seus telefones e que essa pessoa tenha excelência em se livrar de virtuais aproveitadores. É que, nesta época, o que não vão faltar são amigos de longa data, que há tempos não lhe viam, ou algum ex-colega de emprego, ou um simples fanfarrão que, em certa noite, se aproveitou da sua bondade e tomou as cervejas pagas por você lá naquele moquifo de zona Sul, há mais de 15 anos;

15) Valorize sempre os seus amigos verdadeiros, aqueles que não estão apenas preocupados com a sua fortuna, mas com a sua saúde física, mental e espiritual. Aquelas pessoas que nunca lhe deixaram na mão e que sempre lhe ofereceram um ombro amigo ou conselhos para você não se ferrar na época em que era apenas um subgerente de loja de tapetes; Um amigo verdadeiro de um milionário se identifica pela sua lealdade, pela sua defesa intransigente e incondicional, em qualquer momento ou lugar do globo, seja com quem for. Um amigo legítimo de um ricaço é aquele que está preocupado com o seu futuro, pois a sua riqueza pessoal e seu sucesso representam o sucesso dele como amigo, como conselheiro e defensor.

16) Nunca se envolva com política. Se você sempre sonhou em ganhar dinheiro fácil, para que se sujar agora que você tem o mundo ao seu alcance, sem precisar roubar o dinheiro público ou ser protagonista de escândalos locais ou nacionais? Entretanto, se você já estava envolvido com políticos, procure se afastar deles, mesmo sendo eles bacaninhas e bem intencionados. Para fazer o bem para as pessoas mais necessitadas, não é necessária a figura de um político.

17) Se mesmo depois de toda essa dica sobre política você ainda almeja a conquista de um título de deputado federal, senador ou governador, não tente ser o salvador da pátria dos pobres, pois é mais econômico você investir na compra de votos (e todo mundo sabe que a justiça eleitoral é a mais cega de todas) do que conseguir um eleitorado que vende o voto por uma dentadura ou uma panela de pressão, muitas vezes oferecidas por virtuais candidatos que brindaram estes descamisados depois de você, ou seja, o presente que você deu antes, como aquele caríssimo tratamento dentário para aquela jovem lá da periferia, foi esquecido por causa de três telhas para forrar o barraco da família da mesma jovem.

18) Não esqueça que o segredo do sucesso de um milionário e ser mais rico do que já é. Todo milionário que se preza tem que fazer de tudo para sua fortuna crescer mais ainda e se tornar eterna. Não há motivos para virar rico e depois querer ser pobre de novo. A menos que você esteja rasgando dinheiro e comendo fezes. Continuar jogando na Mega Sena é uma boa, mas aí já não é mais uma garantia. Um raio não cai no mesmo lugar e Deus ajuda desta forma apenas uma vez. Lembre-se disso;

segunda-feira, dezembro 03, 2007

Notas depois da alegria anti-corintiana

NOTÍCIAS QUE VÃO MUDAR O MUNDO (PARTE 10)
Novo bebê Johnson pode ser um rondoniense do município de Vilhena

Depois de muitos anos sem o evento, a empresa Johnson & Johnson retomou o seu tradicional concurso bebê Johnson, tendo como público alvo, crianças de todo Brasil. Nessa retomada, ocorreu difícil disputa de milhares de crianças. Foram sorteadas duas em cada Estado da Federação, num total de 54 participantes como finalistas.

No Estado de Rondônia foram sorteados dois bebês, um na Capital e um outro na cidade de Vilhena, Pedro Marinho que ocupa a segunda colocação na votação popular.


******

Inacreditável! Seria ele o nosso salvador? Por acaso o nome verdadeiro do bebê não é Karl-El, é?


NOTÍCIAS QUE VÃO MUDAR O MUNDO (PARTE 9)

Nota do senador Expedito Júnior sobre resultado do referendo na Venezuela

O senador Expedito Júnior congratula-se com o povo venezuelano pelo transcurso do plebiscito que decidiu pelo voto "NÃO" às reformas que estavam sendo propostas pelo Presidente Hugo Chávez. "Venceu a força da democracia", disse o senador, que fez questão também de registrar a forma correta com que o presidente venezuelano e os adeptos do "SIM" receberam o resultado das urnas.

Para Expedito Júnior, a América do Sul está dando um exemplo do amadurecimento político na solução dos seus conflitos políticos internos, mas é preciso que as lideranças do Mercosul permaneçam atentas porque muitos desses conflitos, em alguns países sul-americanos, são bastante sensíveis e a solução sempre estará na democracia.

*******

Pôxa! Acho que depois deste manifesto de um senador que deveria estar mais preocupado em manter o próprio mandato, o Chávez deve estar tendo insônia. Depois desta importante e fundamental opinião do Expedito, o dublê de ditador deve até pensar em virar um capitalista nato. Ôh, maldade!

NIÑOS
O deputado estadual Maurinho Rodrigues teve a casa invadida por três menores, um deles armado. Por sorte, a casa estava vazia e os vizinhos deduraram os bandidinhos à polícia. Dois deles foram capturados.

Será que esses menores tinham intenções políticas? Nenhum deles, porventura, não teria semelhança com o Evo Morales? Mexer com bolivianos não dá pé...

FALA, RAPÁ!
Por falar em Maurinho, o parlamentar ameaçou soltar o verbo e x-novear (mais um neologismo para minha coleção) alguns dos poderosos do PSDB local. Ora, cumpádi. Se vai denunciar alguma coisa, que seja logo e que não fique só em ameaças. Aliás, esse lance de deduração está virando moda, não é mesmo, meu caro Euclides Maciel?
Só me pergunto por que este povo demora tanto pra fazer denúncias e só o fazem quando estão acuados. Depois ainda querem ter alguma credibilidade...

COMPETENTE
O colega Toni Francis deve ter jogado pedra na cruz. Acabamos de presenciar a 4ª edição do Prêmio Sinjor de Jornalismo e o mano não ganha nenhum certame na categoria Charge. Primeiro foi o Zoghbi, depois eu, depois não teve concorrentes e, neste ano, o Flávio, lá da distante Jarú, levou R$ 1.500 para casa.
Mas o que será que está acontecendo, Toni? Será que os jurados não vão com a sua cara?
Você, definitivamente, é um cara muito competente. Compete, compete, compete... e nada!

ENZO
Não estou entendendo qual é a dos meus leitores. Por acaso eu falei mal do padre Enzo Mangano? O nobre religioso é um dos caras mais atuantes em atividades sociais desta cidade e disso não preciso que me alertem, pois conheço o trabalho dele e das entidades ligadas à Paróquia São Thiago Maior. Eu mesmo já visitei a igreja e fiz inúmeras matérias com o pároco, do qual sou admirador por ser um homem dedicado às causas humanitárias. Portanto, nada do que vocês, leitores, possam me dizer sobre padre Enzo será novidade para mim.

ENQUETE
Afinal de contas, os leitores e curiosos de plantão são a favor de quem no caso da suposta perda de mandato do deputado Euclides Maciel?
Sim. Gostaria de saber se os amigos preferem um cara agora conhecido pela infidelidade partidária ou um que foi preso na Operação Dominó, acusado de ser líder de uma quadrilha que desviou mais de R$ 70 milhões dos cofres públicos?
Façam suas apostas.

COM TUDO
Ouvi dizer que os jornalistas do interior iriam faturar a maioria da premiação da 4ª edição do Prêmio Sinjor de Jornalismo. O que aconteceu foi justamente o contrário. Quem faturou foram os caras da Capital e, acredite se quiser, a maioria da Assessoria de Imprensa da Assembléia Legislativa. Vagna Vieira (telejornalismo), Ademildes Corrêia (fotojornalismo) e Nelson Townes (Meio Ambiente) fizeram a alegria dos deputados Wilber Coimbra e Ribamar Araújo, que parecem ter adivinhado e foram ver de perto o “banho” dado pelos seus jornalistas. Curioso, não?

CORÍNTHIANS
Plutão esperou, esperou mas não desistiu. O ex-planeta que há quase dois anos foi rebaixado pela opinião de especialistas, agora tem alguém para lhe fazer companhia. O Corinthians não agüentou a pressão e caiu de vez. Dizem que a culpa é do cavalo que, desesperançoso com a crise, teria abandonado o próprio São Jorge.

PIADA
A professora mandou os alunos escreverem uma redação que terminasse com: "Mãe... só tem uma".

No dia seguinte, ela chama o Giovani (Palmeirense) para ler sua composição e o garoto assim começa:

- Eu estava doente, espirrando, tossindo, febril, não conseguia comer nada, não podia brincar, nem vir à escola. Aí, de noite, a mamãe esfregou Vick Vaporub no meu peito, me deu um leite quente com um comprimido e me cobriu. Eu dormi e, no dia seguinte, acordei bonzinho e feliz. Mãe... só tem uma."

A classe toda aplaudiu, a professora elogiou e deu dez para Giovani.

Chamou o Carlinhos (Santista), que já foi logo lendo a dele:

- Eu tinha prova de Conhecimentos Gerais no dia seguinte, não sabia nada, não conseguia decorar nada, comecei a chorar, achando que ia tirar zero. Aí a mamãe sentou do meu lado, pegou o livro, me explicou tudo direitinho, tomou a minha lição e eu fui dormir sossegado... Quando acordei senti que sabia tudo, vim à escola. Fiz a prova e tirei 10. Mãe... só tem uma".

A classe, emocionada, também aplaudiu Carlinhos. A professora deu dez para ele também.

Desta vez chamou o Wandergleidson Júnior (Corinthiano):

- Cheguei no barraco, minha mãe que estava na cama com um cara que não conheço, diferente do cara da semana passada, gritou para mim:
“Wandergleidson Júnior, seu trombadinha filho da *&%@. vai lá na geladeira e traz duas Nova Schin”.
Aí eu abri a geladeira e gritei pra ela: “Mãe, só tem uma!"